A tradicional Semana Cultural da Baleia Jubarte promovida pelo Projeto Baleia Jubarte – iniciativa que conta com o apoio da Petrobras – já tem data definida: 12 a 17 de novembro. Na programação, eventos educativos, artísticos e de entretenimento para comunidade e escolas do município. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão em Caravelas, extremo sul da Bahia, onde o Projeto Baleia Jubarte mantém uma base.
O coordenador de educação ambiental do Instituto Baleia Jubarte, Kid Aguiar, diz que para as escolas foi pensada uma oficina especial: meninos e meninas irão aprender noções de estamparia com materiais recicláveis para criar peças com motivos ambientais. Haverá ainda apresentações de teatro. A demanda ficará por conta dos grupos Arte Manha com o espetáculo Cantos e Encantos do Mar e do Patrulha Ecológica, por meio do Projeto EduCandArte.
Outra arte, que mistura dança e esporte, não pode ficar de fora. Trata-se da capoeira, representada pelo grupo Malícia que fará apresentações no Colégio Polivalente, em Caravelas E, como não pode deixar de ser, para encerrar as atividades, espetáculos musicais, nos dias 16 e 17.
A Semana da Baleia Jubarte em Caravelas marca o encerramento da temporada reprodutiva da espécie, quando as baleias fazem o caminho de volta para a região da Antártida, já com suas crias ou gestantes, para se alimentarem.
Caravelas é o ponto do continente mais próximo ao Banco dos Abrolhos, maior berçário reprodutivo das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul. É para lá que cerca de 11 mil baleias jubarte se deslocam, a partir de julho, para reprodução.
Apoiam a Semana da Baleia, realizada pelo Projeto Baleia Jubarte, a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, o Patrulha Ecológica, o Movimento Cultural Arte Manha, o grupo de capoeira Malícia e a Prefeitura Municipal de Caravelas.