InícioEditorialPolítica Nacional44% desaprovam atuação de Moro na Lava Jato, diz pesquisa

44% desaprovam atuação de Moro na Lava Jato, diz pesquisa

Trabalho do ex-juiz na operação divide opinião dos brasileiros; outros 40% dizem que aprovam sua atuação

A aprovação de Moro é maior entre homens, pessoas de 16 a 34 anos, residentes da região Sul e aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos Sérgio Lima/Poder360 – 19.set.2023

PODER360 3.mar.2024 (domingo) – 14h17

Pesquisa da Genial/Quaest divulgada neste domingo (3.mar.2024) mostra que a opinião dos brasileiros sobre a atuação do ex-juiz e atual senador da República Sergio Moro (União Brasil-PR) na Lava Jato está dividida: 44% desaprovam seu trabalho na operação, enquanto 40% dizem aprovar.

A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais e para menos. Portanto, os 2 grupos estão tecnicamente empatados. Não sabem ou não responderam 12% dos entrevistados, enquanto outros 3% disseram que não aprovam nem desaprovam. Eis a íntegra da pesquisa (PDF – 22 MB).

A aprovação de Moro é maior entre homens (46%), pessoas de 16 a 34 anos (43%), residentes da região Sul (49%) e aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos (47%). Já sua desaprovação ganha mais coro entre pessoas com 60 anos ou mais (52%), aqueles que ganham até 2 salários mínimos (48%) e residentes do Nordeste (57%).

Antes de assumir o cargo de ministro da Justiça durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Moro foi responsável por julgar casos da Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Uma década desde o início da operação, agora ela é alvo de críticas e Moro foi declarado parcial pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no caso do tríplex do Guarujá, que mirou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mais recentemente, provas de acordos que foram usadas em acusações e condenações no âmbito da operação foram anuladas.

No entanto, a avaliação sobre a própria Lava Jato foi mais positiva. Dentre os entrevistados, quase metade (49%) acreditam que a operação ajudou a combater a corrupção e 50% dizem que ela fez “mais bem que mal”.

Para 42% dos ouvidos no levantamento, a operação acabou por conta da ação de políticos para tentar barrá-la, enquanto 25% falam que o fim se deu porque houve “erros e exageros” por parte dos investigadores e juízes envolvidos na operação.

A pesquisa entrevistou pessoalmente 2.000 brasileiros de 16 anos ou mais, de 25 a 27 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Descubra os 5 Benefícios da Rinoplastia com o Renomado Cirurgião Dr. Diego Reis

No mundo da cirurgia estética facial, a rinoplastia, ou cirurgia de nariz, é uma...

Innoveway e Wemkt Firmam Parceria para Potencializar o Mercado de Suplementação Vitamínica

A Innoveway, empresa de suplementos vitamínicos de alta qualidade, focada em promover saúde e...

Espaço de vida Saudável FitFood Nutrition Chácara Santo Antonio e Agência WEMKT360: Uma Parceria Pela Saúde e Bem-Estar na Zona Sul Paulista

Recentemente, o espaço de vida saudável FitFood Nutrition Chácara Santo Antônio abriu suas portas...

Barragem na Serra Gaúcha rompe devido aos temporais no Rio Grande do Sul

Uma barragem localizada entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, no Rio Grande...

Mais para você