InícioEditorial8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio reúne 3 mil participantes em...

8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio reúne 3 mil participantes em SP

O 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece até esta quinta-feira, 26, em São Paulo, reúne mais de 3 mil participantes para discutir a questão da sustentabilidade na produção agrícola. Quase 30 anos atrás, a produtora rural Roseli Casari e o marido decidiram mudar de ramo. Foi no Mato Grosso, ao visitar um familiar, que resolveram migrar para o agronegócio. A produção, que começou pequena, hoje já conta com 15 mil hectares divididos entre soja, milho e gado. “Sinto uma satisfação e um orgulho muito grande. Começamos só com a terra e hoje nós temos um patrimônio que me deixa muito feliz”, comentou em entrevista à Jovem Pan News. Roseli faz parte das mulheres que vem ganhando espaço no agronegócio. O trabalho no campo é puxado, mas é no apoio mútuo que as mulheres se consolidam no setor. Natália Carvalho, diretora de licenciamento da Bayer, ressalta a importância do apoio de grandes empresas. “Quando começamos a abordar o tema ‘mulheres no agro’ entendemos que existia uma potencialidade muito grande. A mulher tem um olhar voltado para a questão de sustentabilidade. Até porque ela também tem um olhar voltado para as pessoas como um todo”, afirmou.

Neste ano, o tema do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio é como alavancar o agro com sustentabilidade. O assunto tem sido debatido amplamente tanto por especialistas quanto por produtores nos dois dias de evento. A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, é a primeira mulher a assumir o cargo da empresa de pesquisa. Ela reforça o destaque do protagonismo feminino. Para ela, o setor tem adotado medidas sustentáveis significativas e que precisam ser divulgadas. “As mulheres saíram da invisibilidade. Hoje, o perfil de cada uma já traz a questão social”, explicou. A diretora da Esalq, Taís Vieira, também tem visto jovens cada vez mais empenhadas no setor. “É um sinal dos tempos. A gente vem evoluindo. As alunas na Esalq já são maioria. Inclusive, nas premiações as mulheres já ocupam todos os espaços”, completou.

*Com informações da repórter Camila Yunes.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Mais para você