InícioEditorialPolítica Nacional9 em cada 10 pessoas em ato de Bolsonaro acham que eleição...

9 em cada 10 pessoas em ato de Bolsonaro acham que eleição foi fraudada

Maioria dos entrevistados por pesquisa da USP também acha que o Brasil vive em uma ditadura por “perseguições da Justiça”

Ato em apoio ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista Rovena Rosa/Agência Brasil – 25.fev.2024

PODER360 26.fev.2024 (segunda-feira) – 21h41

A maioria dos manifestantes presentes no ato a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), realizado domingo 26 de fevereiro, na Avenida Paulista, acha que ele venceu as eleições de 2022. Eis a íntegra da pesquisa (PDF – 184 kB).

Para 88% dos entrevistados pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP (Universidade de São Paulo), foi Bolsonaro quem ganhou a corrida eleitoral e não o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Somente 12% discordou ou não soube responder.

O grupo entrevistou 575 pessoas entre as 13h30 e as 17h em diferentes pontos do evento em São Paulo. Deles, 94% também concordaram que “os excessos e perseguições da Justiça caracterizam a situação atual como uma ditadura”.

Ao serem questionadas sobre as possíveis medidas que Bolsonaro poderia ter tomado no fim do mandato em 2022, a pesquisa trouxe 3 possibilidades na entrevista, sendo elas: ter decretado uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem), ter invocado o artigo 142 para arbitragem das Forças Armadas, ou ter decretado um Estado de Sítio.

Para 49% deles, Bolsonaro deveria ter decretado uma GLO, enquanto 39% discordam.

Quando perguntados sobre a decretação de um Estado de Sítio, 61% disseram que Bolsonaro não deveria ter seguido esse caminho; 23% afirmaram que ele deveria ter tomado a medida.

Sobre possíveis sucessores políticos, 61% dos entrevistados disseram que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o melhor para concorrer à Presidência, seguido pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, com 19%.

Os filhos de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tiveram 1% cada um.

O estudo desenvolvido pela USP tem um grau de confiança de 95% e margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Quase 12 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS

Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 11.932...

Prefeitura de Itamaraju realiza reunião para discutir a segurança do São João 2024

Forças de segurança e gestão municipal participaram de uma reunião alinhando ações para o...

Governo faz acordo sobre desoneração dos municípios em 2024

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), diz que o sistema atual será mantido...

Mais para você