InícioEditorialÍndice Geral de Preços cai e registra 0,10% em maio, diz FGV

Índice Geral de Preços cai e registra 0,10% em maio, diz FGV

Dados divulgados na manhã desta terça-feira (17/5) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas  (FGV Ibre) demonstraram que o Índice Geral de Preços (IGP-10) variou 0,10% em maio. Em abril, o índice havia registrado alta de 2,48%.

O acúmulo do IGP-10 agora soma alta de 7,73% em 2022 e de 12,13% nos últimos 12 meses. Na avaliação, no mesmo período de maio de 2021, o índice esteve em 3,24% no mês e acumulou alta de 35,91% em 12 meses.


0

O Índice Geral de Preços é analisado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) desde 1940 e tem o intuito de ser uma medida abrangente do movimento de preços. Ele registra a alta de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços ao consumidor final.

Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) caiu 0,08% no mês atual. Em abril, o índice havia sido de 2,81%. Os preços dos Bens Finais variaram de 4,07% em abril para 1,12% em maio e a principal contribuição para este resultado, segundo a avaliação do Ibre, partiu dos combustíveis para o consumo, cuja taxa passou de 15,92% para 0,70%.

Excluindo os subgrupos alimentos in natura e combustíveis para o consumo, o índice de Bens Finais variou 1,31% em maio. No mês anterior, a taxa foi de 2,34%.

Veja abaixo as variações dos índices, de acordo com o Ibre, da FGV:

  • Bens Intermediários passou de 4,26% em abril para 0,89%, em maio. A principal contribuição para este movimento partiu também dos combustíveis e lubrificantes.
  • Matérias-Primas Brutas passou de 0,36% em abril para -2,07%, em maio. As matérias que mais contribuíram para o recuo foram: minério de ferro, milho em grão e mandioca/aipim.
  • Economia
    Preços no setor dos serviços sobem ao nível mais alto desde 2015
  • Brasil
    IPCA, IGP-M e INPC: qual a diferença entre esses índices de inflação?
  • IPC e INCC

    Segundo o instituto de economia o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também sofreu variação de 0,54% em maio. No mesmo período do mês anterior, o índice foi a 1,67%. As maiores despesas foram: habitação, transportes, alimentação, vestuário e comunicação.

    Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) foi a 0,74% em maio. No mês anterior a taxa foi de 1,17%. No índice, sofreram variações os seguintes grupos: materiais e equipamento, serviços e mão de obra.

    Para o coordenador dos Índices de Preços do Ibre, André Braz, a queda verificada entre abril e maio, nos preços de grandes commodities agrícolas e minerais “contribuiu para a queda da inflação ao produtor”.

    “O recuo dos preços das commodities já influencia a taxa em 12 meses do grupo matérias-primas brutas. Ainda ao produtor, as taxas de variação dos bens intermediários e dos bens finais também apresentaram desaceleração, mas a variação acumulada em 12 meses para estes estágios de processamento se mantem em patamar muito elevado, 25,70% e 19,49%, nesta ordem, o que sustenta repasses que chegam gradualmente ao varejo”, argumenta Braz.

    Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

    O post Índice Geral de Preços cai e registra 0,10% em maio, diz FGV apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

    A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

    Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

    Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

    Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

    Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

    Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

    O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

    Mais para você