InícioEditorialRJ: MPF investiga condutas de agentes da PF e PRF na Vila...

RJ: MPF investiga condutas de agentes da PF e PRF na Vila Cruzeiro

O Ministério Público Federal abriu investigação para apurar as condutas de agentes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal durante operação conjunta com o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, zona norte da capital. A operação resultou na morte de 22 pessoas e sete feridos.

O Ministério Público do Rio de Janeiro também instaurou procedimento para apurar as circunstâncias das mortes ocorridas durante a operação. Em nota o MP informou que pediu à Polícia Civil que envie informações sobre os inquéritos policiais abertos para apurar os fatos e recomendou que todas as armas dos policiais envolvidos na ação sejam apreendidas e enviadas para a perícia.

De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, esta já é a operação mais letal do Rio de Janeiro este ano e entre as vítimas desta terça-feira está Gabriele Ferreira da Cunha, de 41 anos, morta por uma bala perdida em uma comunidade vizinha à Vila Cruzeiro. Cecília Olliveira, diretora executiva do Instituto, questiona qual é o “ganho” de operações como essa, ela destaca que a história do Rio mostra que a não há ganhos com esse tipo de operação.

A Polícia Militar informou que a ação tinha o objetivo de localizar e prender lideranças criminosas que estavam escondidas na comunidade, inclusive vindas de outros Estados. E que quando as equipes se preparavam para a incursão, eles começaram a fazer disparos de arma de fogo na parte alta da comunidade. A nota ainda diz que após cessarem os disparos, onze criminosos foram localizados feridos e houve apreensão de 13 fuzis, quatro pistolas e 12 granadas, além de drogas.

A Polícia Civil não respondeu sobre a apuração das mortes. Entramos em contato com as assessorias da Policia Federal e Polícia Rodoviária Federal sobre a investigação aberta pelo Ministério Público Federal, mas não recebemos resposta até o fechamento dessa reportagem.

Segurança Rio de Janeiro 24/05/2022 – 20:16 Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional operação da Vila Cruzeiro terça-feira, 24 Maio, 2022 – 20:16 2:24

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Criticado, Pimenta defende sua escolha como autoridade federal no RS

A indicação foi alvo de críticas por Pimenta ser um possível pré-candidato do PT...

Menor chamou a PM após ficar com corpos da família em casa por 3 dias

São Paulo — O adolescente de 16 anos suspeito de ter matado a tiros...

Estudantes de 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre devem retomar às aulas três semanas após...

Extradição de Assange pode ser decidida nesta 2ª feira

Fundador do “WikiLeaks” está preso no Reino Unido; é acusado pelos EUA de espionagem...

Mais para você