InícioLazer, vida e culturaSaúdeBio-Manguinhos fornece remédio usado por 60 mil pacientes do SUS

Bio-Manguinhos fornece remédio usado por 60 mil pacientes do SUS

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) começou a fornecer ao Sistema Único de Saúde (SUS) o medicamento biológico adalimumabe biossimilar desde segunda-feira (8). O biofármaco é indicado para o tratamento de oito doenças no SUS, e o instituto estima que 60 mil pacientes o utilizam em seus tratamentos. 

Segundo Bio-Manguinhos, o adalimumabe é o produto com o maior número de indicações e de pacientes vivendo com doenças reumatológicas e doença de Crohn simultaneamente. Ele é indicado para artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, psoríase, doença de Crohn, hidradenite supurativa e uveíte, além de artrite idiopática juvenil.

Até então, o medicamento era importado, mas o Bio-Manguinhos vai incorporar totalmente a produção devido a uma parceria com o laboratório alemão Fresenius Kabi, que detém a tecnologia, e com o laboratório privado nacional Bionovis. Mais de 500 mil seringas do medicamento serão disponibilizadas ao SUS já no primeiro ano do fornecimento. 

O adalimumabe é o quinto produto da cesta de tratamentos para reumatologia no portfólio de Bio-Manguinhos, que já produz o infliximabe, o etanercepte, o golimumabe e o rituximabe. Além disso, ele é o segundo para doenças inflamatórias intestinais, após o infliximabe. 

*Matéria alterada às 20h04 para esclarecimento de informação. O medicamento passou a ser fornecido ao SUS a partir de segunda-feira (8).

*Matéria alterada às 8h12 do dia 10/08/2022 para correção de informação.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

“Todo mundo vai ganhar” com a reoneração, diz Haddad

Ministro diz que os setores afetados fizeram uma contraproposta que vai no “sentido da...

PGR sugere conciliação entre Eduardo Bolsonaro e irmãos Weintraub

A Procuradoria-Geral da República pediu nessa segunda-feira (6/5) que o STF ouça o deputado...

Governo lança pacote para financiar 5.000 “ônibus verdes”

Na imagem, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente...

Empresa de família de senador bolsonarista deve R$ 4 milhões à União

A JS Pescados, empresa da família do senador Jorge Seif, do PL de Santa...

Mais para você