InícioEditorialPolítica NacionalJerônimo anuncia que Estado entrará com um recurso jurídico contra a Chesf

Jerônimo anuncia que Estado entrará com um recurso jurídico contra a Chesf

O governador eleito Jerônimo Rodrigues anunciou que o Estado da Bahia entrará com um recurso jurídico contra a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), devido ao caso da vazão na barragem da região de Jequié, no interior da Bahia.

Jerônimo disse que a empresa foi irresponsável por não conseguir avisar com antecedência para que os comerciantes pudessem retirar os produtos do local. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) analisa se o aumento da vazão da Barragem de Pedra, na Bacia do Rio de Contas, foi resultado de um erro operacional.

O escoamento feito pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) por causa das fortes chuvas aumentou o nível do rio e causou a inundação de algumas áreas em Jequié, no sudoeste da Bahia, neste domingo (25) e deixou 152 pessoas desabrigadas. A água atingiu prédios comerciais, casas e comunidades ribeirinhas. Mais de 30 mil pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pela enchente.

“Não dá para não termos controle do monitoramento sobre as barragens”, disse ainda o governador eleito, e ressaltou que a Chesf deve responder pelos prejuízos causados e pelo risco que colocou sobre a vida das vítimas.

Na ocasião, Jerônimo também anunciou adiantamento da parcela do ICMS, e a retomada de uma linha de crédito para os comerciantes que vêm sofrendo com enchentes. A proposta já foi enviada à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), segundo Jerônimo.

“Queremos garantir pelo menos 150 mil reais para apoiar os comerciantes, e também para as famílias que voltaram a sofrer com enchentes”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Líderes europeus criticam imigração ilegal em evento em Madri

Premiê da Itália e a deputada francesa Marine Le Pen pediram fortalecimento das fronteiras...

Espanha exige desculpa de Milei por xingar esposa do primeiro-ministro

Tomas Cuesta/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina...

Paulo Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite sobre as enchentes no RS

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar...

Estragos no RS não são motivo para “liberou geral”, diz Bruno Dantas

Presidente do TCU afirma ver no ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um aliado para...

Mais para você