InícioNotíciasPolíticaGoverno revoga regras para teletrabalho de servidores federais

Governo revoga regras para teletrabalho de servidores federais

O governo federal revogou as regras instituídas pelo antigo ministro da Economia, Paulo Guedes, para teletrabalho de servidores públicos. Instrução normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (13/1) revoga orientações, critérios e procedimentos gerais para o chamado Programa de Gestão e Desempenho (PGD).

Em maio de 2022, o governo regulamentou, por meio de decreto, o teletrabalho para servidores públicos federais e instituiu as normas para adoção do PGD. Em até 90 dias, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai definir uma nova regulamentação para o decreto.

Segundo o ato publicado nesta sexta, os novos programas de gestão e desempenho deverão dar prioridade para a modalidade teletrabalho a:

a) pessoas com deficiência ou com problemas graves de saúde, ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes na mesma condição;

b) pessoas com mobilidade reduzida;

c) gestantes e lactantes, durante o período de gestação e amamentação.

A instrução normativa é assinada pelo secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Sérgio Mendonça, e pelo secretário de Gestão, Roberto Pojo.

DecretoO decreto ainda em vigor permite a execução de home office de forma permanente ou parcial, desde que o trabalho remoto não cause “prejuízo para a administração”.

A partir de uma autorização do chefe do órgão ou do ministério, a autarquia define quais atividades estarão incluídas, quantos servidores poderão participar e como será o sistema de avaliação e acompanhamento de desempenho.

Concluída essa etapa, os órgãos deverão divulgar as regras para adesão ao programa. As pessoas que se interessarem terão de se candidatar e serão avaliadas para saber se cumprem os critérios.

Depois que forem selecionados, os participantes receberão um plano de trabalho e terão que assinar o compromisso de cumpri-lo. Só então será dado início, efetivamente, ao trabalho remoto.

O antigo Ministério da Economia defendia que a modalidade aumenta a eficiência na prestação de serviços públicos, moderniza a gestão de pessoas e reduz custos para o governo federal.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

PL não decidiu quem apoiará para comandar Câmara e Senado, diz Valdemar

Presidente do partido de Jair Bolsonaro nega que condiciona apoio a eventual anistia para...

Com mais chuvas, bloqueios aumentam em rodovias do Rio Grande do Sul

O número de trechos com bloqueios parciais ou totais em rodovias estaduais do Rio...

Polícia Federal fecha três garimpos em Terra Indígena Kayapó no Pará

A Polícia Federal fechou três garimpos de ouro clandestinos na região conhecida como “Garimpo...

Bolsonaro tem “evolução”, mas segue sem previsão de alta

Presidente está internado em São Paulo para tratar uma erisipela em sua perna esquerda ...

Mais para você