A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) lançou nesta quinta-feira (2) a abertura de um processo para tentar identificar equipes em potencial que poderiam ingressar na Fórmula 1.
A principal categoria do automobilismo mundial, formada atualmente por 10 escuderias, pode ter até 13 times participantes no campeonato.
Em um comunicado, a FIA afirmou que os candidatos passarão por uma “diligência minuciosa”, que abrangerá “as capacidades e recursos técnicos” da equipe. A entidade também analisará se o interessado conseguirá “manter um financiamento suficiente para permitir a participação
A federação deixou claro que os interessados vão ser obrigados a dizer como planejarão tratar temas sustentáveis, além de como planejam alcançar um impacto líquido de CO2 zero até 2030.
“O crescimento e o apelo da F1 estão em níveis sem precedentes. Solicitamos que os candidatos definam como atenderiam aos padrões de sustentabilidade e como causariam um impacto social positivo por meio do esporte”, disse o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.
A F1 tem 10 times participantes há seis temporadas, desde a saída da britânica Manor da categoria.