InícioEditorialPolítica NacionalLula diz que população não pode ‘se contentar com pouco’ e precisa...

Lula diz que população não pode ‘se contentar com pouco’ e precisa cobrar o governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta segunda-feira, 13, que a população cobre o governo federal e as autoridades a respeito de políticas públicas a serem implementadas. Durante encontro com catadores de material reciclável para recriação do Programa Pró-catador e de revisão do Programa Recicla+, no Palácio do Planalto, Lula falou sobre a importância da participação social. “Vocês não podem se contentar com as poucas coisas que a gente oferece. É preciso que vocês se organizem mais”, iniciou o presidente. Para o presidente, a sociedade é parte indispensável às tomadas de decisões públicas. “Temos quatro anos para vocês cobrarem, porque vocês sabem que não é em qualquer governo que vocês conseguirão entrar no Palácio do Planalto. E essa entrada de vocês significa, de uma vez por todas, que o povo brasileiro está participando da reconstrução deste país”, disse Lula. Também participaram da solenidade a ex-presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Jader Filho (Cidades), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Márcio Macêdo (Secretaria-geral da Presidência). Além do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Responsável pela edição dos dois decretos assinados, Macêdo afirmou que a adoção de programas responsáveis é essencial a um futuro mais verde e justo. “Sob o novo decreto de reciclagem, a logística reversa permite o retorno de produtos e embalagens descartados pelo consumidor para o ciclo produtivo, preservando recursos naturais e evitando o descarte inadequado que causa poluição do solo e das águas. Também permite a redução do consumo de energia e da emissão de gás de efeito estufa, ao mesmo tempo que gera emprego, renda de forma sustentável e digna”. Já a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou a importância dos trabalhadores. “Catadores fazem a parte mais importante e difícil do gerenciamento de resíduos, coletando materiais descartáveis nas ruas, em pontos de coleta seletiva e até mesmo em circunstâncias bastante penosas e inaceitáveis, como é o caso dos lixões, que precisamos colocar um basta definitivo”.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você