InícioEditorialPolítica NacionalSem criticar Campos Neto, Alckmin defende redução de juros para retomada de...

Sem criticar Campos Neto, Alckmin defende redução de juros para retomada de investimentos

Vice-presidente entende que a reclamação deve ser feita ao alto patamar da taxa Selic, não à autonomia do Banco Central ou ao presidente da instituição

TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin

A reclamação contra os juros elevados no Brasil é antiga e já foi feita por vários expoentes políticos tanto de direita quanto de esquerda. O ex-vice-presidente José Alencar fazia campanha pela redução da taxa básica de juros, a Selic, desde os primeiros mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no início dos anos 2000. Agora, foi a vez do atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) também levantar a mesma bandeira: “Nós temos 2% do PIB do mundo, 98% do comércio está fora do Brasil. Nós temos que aproveitar todas as oportunidades para gerar emprego, para fazer crescer a economia e baixar os juros. Isso é muito importante para poder atrair mais investimento e a economia crescer mais”. O entendimento de Alckmin é de que a crítica deve ser feita aos juros, não ao presidente do Banco Central, muito menos a Roberto Campos Neto de forma pessoal.

Por isso, os ministros de Estado passaram a última semana tentando minimizar o mal-estar criado pelas críticas feitas por Lula. Em mais de uma oportunidade, os ministros também negaram a intenção do governo de derrubar a autonomia do Banco Central. A equipe do governo trabalha agora na preparação da viagem de Lula à China, no mês que vem. Segundo Geraldo Alckmin, o Brasil precisa ampliar a relação comercial com os chineses. O comércio bilateral entre os dois países, hoje, gira em torno de US$ 190 bilhões, com investimentos chineses no país somando US$ 70 bilhões.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Criticado, Pimenta defende sua escolha como autoridade federal no RS

A indicação foi alvo de críticas por Pimenta ser um possível pré-candidato do PT...

Menor chamou a PM após ficar com corpos da família em casa por 3 dias

São Paulo — O adolescente de 16 anos suspeito de ter matado a tiros...

Estudantes de 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre devem retomar às aulas três semanas após...

Extradição de Assange pode ser decidida nesta 2ª feira

Fundador do “WikiLeaks” está preso no Reino Unido; é acusado pelos EUA de espionagem...

Mais para você