InícioNotíciasPolíticaMPF-DF abre 2 inquéritos sobre atuação de Bolsonaro na proteção de indígenas

MPF-DF abre 2 inquéritos sobre atuação de Bolsonaro na proteção de indígenas

A procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira determinou que dois inquéritos sejam abertos a fim de apurar possíveis irregularidades no governo de Jair Bolsonaro (PL) na proteção de comunidades indígenas.

A Procuradoria da República no Distrito Federal vai apurar se houve improbidade administrativa em ações da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em ambos os casos, Loureiro converteu procedimento preparatório em inquérito civil.

No caso da Funai, é apurado se portaria de 2021, que mudou a composição dos grupos técnicos de trabalho de delimitação e demarcação de áreas indígenas, permitiu a troca de especialistas na área por pessoal sem qualificação. Isso teria prejudicado as políticas indígenas sob a justificativa de economia para os cofres públicos.

No caso do Ministério da Mulher, à época gerido pela hoje senadora Damares Alves (Republicanos), o inquérito aberto é para “apurar possível irregularidade envolvendo a utilização pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) de apenas 44% do orçamento previsto para 2020, impactando programas vinculados às políticas de proteção das populações indígenas e quilombolas”.

AjudaEm 8 de fevereiro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que encaminhou conteúdo integral de ação que corre na Corte sobre o tema para a Procuradoria da República no Distrito Federal, órgão do Ministério Público Federal (MPF). As apurações têm como finalidade a responsabilização das autoridades envolvidas.

A PGR atua em ação de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso na qual são apontados descumprimentos de decisões judiciais, devido a evidente situação precária grave crise humanitária na Terra Indígena Yanomami.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Mais para você