InícioNotíciasPolíticaIbama vai voltar a multar infratores à distância, diz presidente

Ibama vai voltar a multar infratores à distância, diz presidente

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, promete reforçar as ações de fiscalização e prevenção para conter o desmatamento na Amazônia, que bateu recorde de alertas para o mês de fevereiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (24/2).

Segundo Agostinho, uma das medidas a curto prazo é a retomada das operações remotas, em que as multas e embargos são feitos à distância.

“Vamos voltar com as operações remotas. Como temos os alertas do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] e os polígonos de desmatamento, vamos fazer os embargos à distância”, diz o presidente do instituto.

“É a mesma coisa que quando a pessoa passa em alta velocidade na estrada. O Ibama fazia isso e no governo passado deixou de fazer.”

Agostinho foi nomeado nesta sexta-feira no cargo. Ele garante que, no último mês, a “fiscalização voltou com força total”, mas frisa que ainda há um longo caminho a percorrer para que o Ibama volte a ter a estrutura anterior ao governo Jair Bolsonaro.

“O Ibama tem uma estrutura acanhada, 53% do que tinha de estrutura de gente. Chegou a ter 2 mil fiscais, hoje tem em torno de 300 disponíveis para campo. Mas a gente acredita muito que esses números (de desmatamento) vão começar a mudar”, diz Agostinho à coluna.

Ele menciona também medidas que já foram postas em prática, como o novo decreto de multas, editado no início do governo Lula, e a revisão dos despachos de Jair Bolsonaro que estavam levando à prescrição das punições.

“Com a volta da fiscalização e da cobrança das multas, acreditamos muito na possibilidade de reverter esses números.”

O órgão estão elaborando também um projeto para reforçar a fiscalização que será submetido ao Fundo Amazônia para obter financiamento. “É um projeto para criar uma estrutura melhor de fiscalização, com investimento em equipamentos e na parte operacional, fortalecimento de instrumentos de rastreabilidade e dos alertas de desmatamento”, diz o ex-deputado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Suplemento Fiki Serenity (Fiki Bem) ganha reconhecimento como produto líder no alívio da ansiedade no Brasil

Oferencendo uma solução natural e eficaz para aqueles que lutam contra o fardo da...

Tribunal da África do Sul considera ex-presidente inelegível

Jacob Zuma presidiu o país por 9 anos e foi preso em 2021 por...

Diretores de A Queda do Céu falam sobre Cannes e o povo Yanomami

Na tarde desse domingo (19/5), Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha apresentaram A...

Saiba como funcionará volta às aulas na rede municipal do RS

Após um período de duas semanas de interrupção causada por enchentes devastadoras, as escolas...

Mais para você