InícioEditorialPolítica NacionalPesquisa mostra como está a corrida para a Prefeitura de São Paulo;...

Pesquisa mostra como está a corrida para a Prefeitura de São Paulo; confira quem lidera

Instituto Paraná projetou três cenários para as eleições na capital paulista, que serão realizadas em outubro do ano que vem

Divulgação/Paraná Pesquisas

Guilherme Boulos, do Psol, lidera a corrida eleitoral em São Paulo, segundo o instituto Paraná Pesquisas

O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta terça-feira, 28, o cenário eleitoral para a Prefeitura de São Paulo. Em outubro do próximo ano, serrão realizadas eleições municipais em todo o Brasil. A 20 meses das eleições, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) lidera a corrida em todos os cenários. O psolista foi o segundo colocado no pleito de 2020, perdendo para Bruno Covas (PSDB). O tucano, que já se tratava de um câncer durante as eleições, morreu em maio de 2021 e deixou a cadeira para Ricardo Nunes, do MDB.

No primeiro cenário estimulado, Boulos aparece em primeiro, com 26,3% das intenções de voto. A diferença para José Luiz Datena, o segundo colocado, é pequena, de apenas 2 pontos percentuais. Também foram lembrados Rodrigo Garcia (PSDB), com 8,5%, Ricardo Nunes (MDB), com 7,9%, Ricardo Salles (PL), 4,8%, Tabata Amaral (PSB), 3,9%, Kim Kataguiri (União Brasil), 3,3%, e Vinicius Poit (Novo), 1,6%. Datena cogitou concorrer ao Senado nas eleições de 2022, mas desistiu em cima da hora.

A vantagem de Boulos é mais confortável no segundo cenário, no qual Datena não aparece. Ele soma 32% contra 19,1% do também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Os dois foram os parlamentares mais bem votados em São Paulo na corrida para a Câmara em 2022. Ao contrário do esquerdista, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro nunca disputou as eleições municipais. No terceiro e último cenário, o político do PSOL disputaria o segundo turno contra Ricardo Nunes, Rodrigo Garcia ou Ricardo Salles (veja o gráfico abaixo). Os três aparecem empatados, de acordo com a margem de erro (3,1 pontos percentuais). Eduardo e Datena foram excluídos desta configuração.

A pesquisa ainda trouxe os índices de avaliação da administração do prefeito Ricardo Nunes (MDB). No total, a gestão do emedebista é aprovada por 53,3% e desaprovada por 36,6%. Dos entrevistados, 10,2% não sabem opinar. Segundo o levantamento, 62,4% dos paulistanos consideram a administração atual regular, ruim ou péssima, enquanto 32,3% avaliam como ótima ou boa.

Veja os três cenários analisados pelo Paraná Pesquisas Cenário 1

Cenário 2

Cenário 3

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Mais para você