InícioEditorialEsportesVitória encara o Bahia para evitar a 3ª eliminação no ano e...

Vitória encara o Bahia para evitar a 3ª eliminação no ano e iniciar reação

O Vitória chega ao Ba-Vi da Copa do Nordeste em um péssimo momento. Depois das quedas nas primeiras fases da Copa do Brasil e Campeonato Baiano, o Leão pode completar o ‘bingo’ de desastres no clássico, correndo o risco de confirmar a terceira eliminação em apenas uma semana. Para não arriscar ter um ano ainda pior, há apenas uma saída: vencer. 

O clássico será neste domingo (5), às 16h, na Arena Fonte Nova, pela 6ª rodada. Após cinco jogos, o rubro-negro ainda está em busca do primeiro triunfo no regional. O time ocupa a vice-lanterna do Grupo A, com apenas dois pontos (dois empates e três derrotas).

A três rodadas do fim da primeira fase, o Vitória precisa tirar uma diferença de cinco pontos para o quarto colocado, que atualmente é o Sampaio Corrêa. Se perder, pode até cair na competição. Ou seja, ganhar é fundamental.

Um resultado positivo, aliás, significaria muito mais que uma sobrevida no Nordestão. Bater o maior rival, diante de um estádio tomado pela torcida adversária, seria uma boa chance para mudar o delicado cenário atual, e dar à equipe a confiança que tanto precisa.

O jogo também pode servir para diminuir a pressão sobre o técnico Léo Condé. Desde que chegou à Toca do Leão, após a demissão de João Burse, o treinador acumula seis partidas sem ganhar. Foram três empates e três derrotas, incluindo as fatídicas eliminações no Baianão – confirmada no domingo passado – e na Copa do Brasil. O aproveitamento do comandante é de apenas 17%.

Mas, para mudar esse cenário, a equipe precisa entrar em campo com uma postura diferente daquela que teve diante do Nova Iguaçu, na última quarta-feira (1º). Com a vantagem do empate, o Vitória teve uma atuação acuada. Deixava a bola com o adversário e pouco fazia ofensivamente, em busca apenas dos contra-ataques

A ‘estratégia’ até funcionou na primeira etapa, mas o time pagou caro no segundo tempo: sofreu dois gols e deu adeus ao mata-mata nacional. Vale lembrar que o clube só disputará a competição em 2024 se for campeão da Série B ou da Copa do Nordeste deste ano.

O rendimento ofensivo, aliás, tem sido um dos principais problemas do Leão. Nos seis jogos que o time fez sob comando de Léo Condé, foi vazado nove vezes – uma média de 1,5 gol sofrido por partida.

Não a toa, chegou um novo reforço para o setor: o goleiro Thiago Rodrigues, ex-Vasco. O jogador já teve seu nome publicado no BID, e participou do primeiro treino na Toca do Leão na sexta-feira (3). A tendência, porém, é que comece o clássico contra o Bahia no banco, já que ainda não entrou em campo na temporada.

O ataque também não tem sido efetivo nos últimos jogos. Desde que Condé assumiu, o Vitória balançou as redes somente cinco vezes – uma média inferior a um gol marcado por jogo (0,8).

No retrospecto geral da temporada, os números não são muito melhores. A equipe vermelha e preta disputou 17 partidas em 2023, com cinco triunfos, cinco empates e sete derrotas. Foram 20 gols marcados (média de 1,18 por jogo) e 24 gols sofridos (1,41 por jogo).

Vale lembrar que, depois da eliminação na Copa do Brasil, o Vitória começou uma reformulação no departamento de futebol, e anunciou a demissão do diretor Edgard Montemor. O clube ainda pode ter uma troca na presidência: após sofrer ameaças de morte, Fábio Mota está propenso a entregar o cargo.

Uma possível escalação contra o Bahia tem: Lucas Arcanjo, Zeca, Dankler, Camutanga e Lazaroni (Railan); Léo Gomes, Eduardo e Diego Torres; (Gegê) Thiago Lopes, Léo Gamalho e Osvaldo (Rafinha).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Adriane Galisteu expõe relacionamento abusivo: “Na terapia”

Casada com Alexandre Iódice há 13 anos, Adriane Galisteu expôs ter vivido um relacionamento...

Mais para você