InícioEntretenimentoCelebridadeFestival Salvador recebe Ilê Ayê no lançamento da nova edição

Festival Salvador recebe Ilê Ayê no lançamento da nova edição

Já foi dada a largada para o período de homenagens aos 474 anos de Salvador. E, com o intuito de valorizar a herança ancestral, o potencial cultural e criativo negro na cidade mais negra fora do continente africano, foi realizado na manhã desta quinta-feira (16) o lançamento do Festival Salvador com apresentação do Ilê Ayê. O evento, que faz incentivo ao Black Money, é fruto da parceria entre o Movimento Salvador Capital Afro e o Salvador Shopping e acontece de 15 a 31 de março, no centro de compras. 

No festival, marcaram presença a vice-prefeita Ana Paula Matos, o secretário de Cultura, Pedro Tourinho, e o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

A programação, que integra as celebrações do aniversário de Salvador, tem expectativa de atrair cerca de 10 mil pessoas e obter uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 250 mil reais. Para isso, inclui atrações musicais e performáticas na Praça Central (piso L1) do shopping. Por lá, a primeira grande referência musical a passar foi o Ilê Ayê, que deu boas-vindas ao festival animando e atraindo olhares admirados de quem passeava no local.  

A professora aposentada Suelene Guimarães, 63, estava com a neta de colo quando ouviu as batidas do Ilê. Ela não resistiu e resolveu parar para contemplar. “O que mais chamou a minha atenção foi a banda. Dançamos com o Ilê Aiyê e admiramos bastante. Foi muito lindo”, elogiou. 

Contudo, além do Ilê Ayê, Suelene também ficou inclinada a levar um dos produtos na exposição. A variedade fazia os olhos saltarem: havia estandes nos segmentos de moda, acessórios, cosméticos e artes. E o diferencial é que toda a comercialização de produtos e serviços foi fornecida por afroempreendedores participantes da plataforma online AfroBiz Salvador, projeto da Prefeitura de fortalecimento da indústria criativa afro da cidade. 

Para o comunicador e artesão Samuel Barbosa, o Festival Salvador representa uma grande oportunidade, assim como o AfroBiz Salvador. Ele, que criou o Studio B – Artesanato brasileiro, conta que foi no luto pela morte da mãe que teve contato com a arteterapia e descobriu seu talento para desenho. O talento virou negócio e Samuel encontrou casualmente, em uma feira, a chance de fazer parte da AfroBiz. Desde então, ele tem o suporte da plataforma para capacitação e consultoria, bem como indicações de vendas.  

E, segundo o artesão, há consenso da parte dele e do Afrobiz quando apontam que o melhor lugar para se estar no momento é o Festival Salvador. “Participar do Festival Salvador é muito importante por conta dessa visibilidade. É muita gente frequentando o espaço, perguntando, elogiando, querendo cartão para comprar depois, comprando para dar de presente ou para decorar sua própria casa. Para mim é uma oportunidade excelente. E, para quem está empreendendo e começando, ter essa visibilidade é algo surreal”, diz Samuel. 

Samuel Barbosa é artesão e participa do Festival Salvador como expositor da sua marca Studio B – Artesanato brasileiro (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Diretora de Cultura da Secult municipal, Maylla Pita destacou o desafio que é a parceria com o shopping. “[O desafio] é o de articular e pensar estratégias que, efetivamente, impactem no escoamento dos produtos e serviços. Neste sentido, para além da visibilidade e do valor simbólico desta collab (colaboração), desejamos criar e ampliar espaços de comercialização para pequenos e médios empreendimentos pretos da cidade”, afirma. 

A parceria entre o Movimento Salvador Capital Afro e o Salvador Shopping também voltará com o Centro de Informação de Afroturismo, espaço voltado para a divulgação de roteiros inovadores, com o objetivo de oferecer aos visitantes uma diversidade de experiências em gastronomia, história, arte, cultura e religiões (católica e de matrizes africanas), todos contados sob a perspectiva da cultura afro-brasileira.  

Dentre as sugestões de passeios afrocentrados, estão a mariscagem em Tubarão, incluindo saborear uma deliciosa moqueca com mamão verde, visitas ao Terreiro Vodun Kwe To Zo, à Pedra de Xangô e à Feira de São Joaquim, vivências de Fé na Terra Santa dos Alagados, Rota Afro Congo, na sede do Afoxé Filhos do Congo, e o tour histórico Caminho de Ogum, no Centro Antigo de Salvador.  

De acordo com Simone Costa, gerente do Núcleo de Ações Turísticas do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo de Salvador, os roteiros afrocentrados visa não apenas atrair turistas, mas, principalmente, convidar a população soteropolitana a conhecer a Salvador Capital Afro e fortalecer os afroempreendedores de diversos segmento que participam da Plataforma AfroBiz Salvador. 

“O conjunto dessas ações propõe a inclusão dos empreendimentos negros na economia do turismo, impulsionando a rede e posicionando a cidade de Salvador como destino de referência do Afroturismo no Brasil”, ressalta Simone. 

Gerente de Marketing do Salvador Shopping, Marianna Muniz, reitera a importância do Salvador Capital Afro promover um Festival no centro de compras. “A primeira edição já foi um sucesso e estamos na expectativa dessa segunda etapa. Esse evento é uma das principais ações do calendário do Comitê de Diversidade e Direitos Humanos do shopping este ano”, sinaliza a gestora.  

O Salvador Capital Afro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, no âmbito do PRODETUR Salvador, em parceria com a Secretaria da Reparação. O projeto tem financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e é mais uma ação implementada do Plano de Desenvolvimento do Turismo Afro em Salvador. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Sobe para 155 o número de pessoas mortas pelas chuvas no RS

Novo boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul deste sábado (18), revela...

TV Brasil transmite três jogos da sexta rodada do Brasileirão Série B

A TV Brasil acompanha, ao vivo, três confrontos válidos pela sexta rodada do Campeonato...

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

Mais para você