As mulheres amantes do futebol na Bahia poderão ser beneficiadas com a meia-entrada no acesso a estádios e eventos relativos ao esporte nos quais ocorra cobrança de ingresso. A proposta de benefício é o foco do Projeto de Lei 24.770/2023, protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) pelo deputado Binho Galinha (Patriota).
Conforme o texto, a medida alcançará clubes e instituições de toda ordem, desde que a partida ocorra em território baiano. O benefício, no entanto, não será cumulativo a outras promoções ou convênios.
Para o deputado, a participação das mulheres no esporte, em especial no futebol, é um desafio e “requer reflexão”. A meia-entrada, como justifica, seria uma maneira concreta de incentivar a presença feminina nos estádios baianos.
“Inserir a mulher na atividade esportiva tem sido um desafio para a sociedade como um todo, em especial no futebol. Não à toa, por 38 anos a modalidade feminina de futebol foi proibida no país, forjando uma ideia nacional de um esporte feito por homens e para homens”, diz o texto.