InícioNotíciasPolíticaPrêmio Mulher Notável reconhece a força de vinte e nove mulheres

Prêmio Mulher Notável reconhece a força de vinte e nove mulheres

Vinte e nove mulheres com trajetórias inspiradoras foram homenageadas durante o Prêmio Mulher Notável, realizado nesta sexta-feira (31), no espaço cultural da Câmara dos Vereadores, em Salvador. Entre elas, a diretora do CORREIO, Renata Correia. Em sua segunda edição, a premiação marcou o encerramento do mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. 

O reconhecimento da força e da luta de todas as homenageadas na busca pela equidade de gênero, no entanto, está eternizado nas estatuetas entregues a elas durante a cerimônia. A missão de entregar o símbolo a Renata Correia foi de sua mãe, a psicóloga de formação Rosário Magalhães. Ao discursar, a diretora do CORREIO não conseguiu esconder a emoção. 

“Eu venho de uma família de homens e mulheres muito fortes, meus avós, ACM e Artele; meus pais, Rosário e Antonio Carlos Júnior, e meu irmão ACM Neto. São pessoas que me inspiram e me orgulham muito. E hoje estando à frente do jornal CORREIO, me orgulho de ter o que não se vê no mercado. Hoje o CORREIO é liderado por uma mulher e todas as pessoas que o gerem são mulheres”, celebrou Renata.

Ela também é motivo de orgulho para sua mãe e para seu pai Antonio Carlos Júnior. “Muitas mães foram homenageadas hoje e eu, como mãe, ver minha filha entre elas é motivo de orgulho”, disse dona Rosário. “Renata é uma pessoa muito forte, gestora exemplar. Essa homenagem foi muito merecida, por ela tocar uma empresa com muitas mulheres”, disse o pai.

Renata Correia e a mãe, Rosário Magalhães, no Prêmio Mulher Notável (Foto: Paula Fróes/ CORREIO)

Outra mulher a receber o título de Notável foi a enfermeira e estudante de medicina, Rebeca Cardoso, esposa do prefeito de Salvador, Bruno Reis. Ela estava acompanhada pelo gestor e pelo filho do casal, Breno, de 2 anos. Foram eles que entregaram a estatueta a ela. Receber a peça dourada – no formato do busto de uma mulher, posta em uma base de madeira com o nome do prêmio gravado – emocionou a primeira-dama. 

Durante sua fala, ela escolheu dedicar o prêmio às mulheres que fizeram parte da sua trajetória, em especial à mãe, dona Dora. “Eu enquanto mãe, enfermeira e estudante de medicina celebro todas as mulheres que me ajudaram a chegar onde estou hoje”, destacou a primeira-dama. 

Após metade das mulheres notáveis receberem a estatueta, a premiação foi pausada para a apresentação da cantora Ellen Willson. Sua homenagem em forma de música, não à toa, emocionou todos os presentes. “Assim como elas [as homenageadas], eu também vivi muitas lutas e hoje me vejo como uma mulher vitoriosa”, contou Ellen. 

Sorrisos e lágrimas
Cada mulher que subia ao palco passando pela passarela ligada a ele mesclava expressões de sorrisos e lágrimas no rosto. A repórter da TV Bahia Tarsilla Alvarindo escolheu sorrir, mas as primeiras lágrimas logo deram sinal, quando ela começou a falar. “O que hoje me faz me perceber enquanto uma mulher notável é ser inspiração para outras meninas, sobretudo para as crianças pretas que podem acreditar em um futuro”, disse a jornalista. 

Também estavam na lista de homenageadas a promotora de Justiça Sara Gama; a suboficial da Aeronáutica Najara Silva Paixão; a secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer; a guarda municipal GCM Olívia; a procuradora federal Ivana Roberta, e a secretaria municipal de reparação Ivete Sacramento [veja lista completa abaixo]. 

Todas elas foram anunciadas pela criadora do Prêmio Mulher Notável, a vereadora Ireuda Silva. A ideia de realizar o evento veio da vontade de dar o devido reconhecimento às mulheres que, apesar de grandes, tinham o racismo e o machismo como barreiras. “Todas as mulheres que estão aqui fazem a diferença na sociedade”, destacou a idealizadora. Ao anunciar a última homenageada da noite, ela foi presenteada por Marina Almeida com flores. 

O encerramento do evento ficou por conta do discurso do prefeito Bruno Reis e da segunda apresentação da cantora Ellen Willson. O gestor parabenizou as premiadas e destacou a importância do trabalho das mulheres que atuam na prefeitura. “Neste mês em que Salvador completa 474 anos, sabemos que nada disso seria possível sem a presença de todas as mulheres em nossa cidade”, afirmou o gestor.

Confira a lista completa de premiadas:

Jessica Smetak – jornalista e apresentadora

Lorena Dias – jornalista

Carol Rosa – jornalista e apresentadora

Renata Correia – diretora executiva do jornal Correio

Fabíola Mansur – deputada estadual

Lilian Azevedo – procuradora

Gabriele Lima – orientadora jurídica do CREAS

Giovanna Victer – titular da Sefaz Salvador

Iracema Lopes – empresária da Expo Kids

GCM Olívia – guarda municipal

Maria Marighella – presidente da Funarte

Ivana Roberta – procuradora federal

Tarsila Alvarindo – jornalista

Ivete Sacramento – secretária de Reparação de Salvador

Ana Cecília Bandeira – Diretora do Departamento de Polícia Técnica

Gabriela Bahia – ONG Acolhe Mulher

Tatiana Mandelli – empresária

Juliana Ribeiro – cantora

Mari Antunes – cantora – Babado Novo

Capitão de Corveta Adriana Pereira Paes Leme – Marinha do Brasil

Márcia Mendonça – Rádio Excelsior- A voz das Mulheres

Sara Gama – promotora de Justiça

Vina Calmon – Cantora Cheiro de Amor

Eugênia Oliveira – empresária Negga Chic

Ana Paula Magalhães – arquiteta

Marina Vianna – diretora regional Senac Bahia

Jaqueline Pinho – enfermeira e administradora

Iris Oliveira – estilista

Rebeca Cardoso – enfermeira e primeira-dama de Salvador

*Com orientação da subeditora Fernanda Varela

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prefeitos cobram ajuda federal para enfrentar mudanças climáticas

Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, disse que “na hora do desastre, toda autoridade visita”...

Funcionária detona colegas em textão: “Preguiçosos e covardes”

Após ser demitida, uma ex-funcionária terceirizada de uma autarquia federal enviou aos colegas, nessa...

Intenção de Consumo das Famílias avança 1,3% em maio

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançou 1,3% em maio, descontados os efeitos...

Mais para você