Presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PI) avalia que a eventual indicação ao STF por Lula de um jurista “garantista” terá facilidade para ser aprovada pelo Senado.
“Um nome garantista passa”, afirmou à coluna Ciro, que foi ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro e, atualmente, faz oposição à gestão Luiz Inácio Lula no Congresso.
Lula deve indicar, nos próximos dias, o substituto do ministro Ricardo Lewandowski. Na semana passada, o magistrado confirmou que se aposentará em 11 de abril, um mês antes de completar 75 anos de idade.
Hoje, os favoritos para a vaga são os advogados Cristiano Zanin, que defendeu Lula na Lava Jato, e Manoel Carlos de Almeida Neto, além dos ministros Bruno Dantas (TCU) e Luís Felipe Salomão (STJ).
Segundo auxiliares de Lula, Zanin é considerado o candidato do “coração” do presidente. Já Manoel tem como principal cabo eleitoral o próprio ministro Ricardo Lewandowski.
Bruno Dantas é apoiado, entre outras lideranças políticas, por senadores do MDB como Renan Calheiros (AL). Salomão, por sua vez, é o nome preferido do ministro Alexandre de Moraes.