InícioEditorialPolítica NacionalGoverno lança canal de denúncia para evitar novos ataques a escolas

Governo lança canal de denúncia para evitar novos ataques a escolas

Os interessados poderão reportar uma ameaça de forma anônima; informações serão analisadas pela equipe do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria Nacional de Segurança Pública 

DENNER OVIDIO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚD

Na última semana, uma creche foi invadida por um homem com uma machadinha e uma faca, num ataque que deixou quatro crianças mortas 

Como partes dos esforços do governo para combater a violência no ambiente escolar, o Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibilizou uma plataforma online para receber denúncias de ataques contra escolas. Por meio do site Escola Segura, qualquer pessoa poderá denunciar um possível incidente de forma anônima. Segundo o governo, as informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Nas instruções, a plataforma orienta que interessado em fazer a denúncia deverá inserir o maior número de informações possível para que se possa analisar corretamente a ocorrência. Além disso, é recomendado o preenchimento do campo “Comentário” com as informações relevante como o Município, Estado, Escola da denúncia e Mídia Social de origem da ocorrência. As informações enviadas serão analisadas pela equipe do Laboratório de Operações Cibernéticas (CiberLab), ligado à Secretaria Nacional de Segurança Pública. O monitoramento de ameaças será realizado por delegacias, agências inteligência, além da Polícia Federal. 

Na última semana, o governo federal decidiu criar um grupo de trabalho para desenvolver uma política nacional de enfrentamento à violência no ambiente escolar. O grupo terá um prazo de 90 dias para apresentar propostas e será composto pelos ministérios da Educação, Justiça, Direitos Humanos e Secretaria-Geral da Presidência, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), com coordenação do ministro da Educação, Camilo Santana. Segundo o Ministro da Justiça, Flávio Dino, a União vai destinar cerca de R$ 150 milhões para que os municípios desenvolvam ações de apoio na segurança escolar. Além disso, o monitoramento de redes sociais será ampliado para uma equipe de 50 policiais para evitar possíveis novos ataques. A possibilidade de implantação de agentes de seguranças armados nas escolas será discutida pelos ministérios.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara aprova atualização da Política Nacional de Defesa

Proposta traz várias recomendações da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do...

HÁ VINTE ANOS – Soldados americanos torturam presos no Iraque

16:08 Lembrei de um super-herói de desenho animado na televisão chamado He-Man. Ele se...

Esposa de Tony Ramos revela estado de saúde do ator da Globo

Lidiane Barbosa, esposa de Tony Ramos, falou sobre o estado de saúde do marido....

Saque calamidade está disponível para trabalhadores atingidos pelas enchentes no RS

Trabalhadores de 73 municípios do Rio Grande do Sul, que foram severamente afetados por...

Mais para você