InícioEditorialBBB 23: Entenda o transtorno que faz Amanda arrancar o próprio cabelo

BBB 23: Entenda o transtorno que faz Amanda arrancar o próprio cabelo

Participante do BBB23, Amanda Meirelles relatou em conversa com a sister Bruna Griphao que arranca os fios do cabelo e até utilizou pinça para tirar pelos dos braços. O comportamento de arrancar os fios do cabelo ou pêlos do corpo tem um nome e é chamado de tricolotimania.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que o ato pode ser tão consciente quanto ‘automática’, sem que a pessoa entenda o que está fazendo. O transtorno faz parte do mesmo espectro do Obsessivo Compulsivo (TOC).

Segundo a SBD, uma das principais consequências do ato é a falha de pelos no local afetado. Mas também pode haver vermelhidão, infecções graves e até mesmo cicatrizes. Em 5 a 20% dos casos, a condição evolui para a tricofagia, quando a pessoa passa a ingerir os fios após arrancá-los.

A causa do transtorno envolve fatores que vão do genético aos neurobiológicos e comportamentais. O distúrbio pode ter início na adolescência, entre 11 e 15 anos. Nessa faixa etária, afeta meninos e meninas de maneira igual. Na idade adulta, as mulheres são mais acometidas, em uma proporção de quatro mulheres para um homem.

O tratamento deve ser multidisciplinar, contando com dermatologista, psicólogo e psiquiatra, a depender da origem do gatilho emocional. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Apreensão de manganês ilegal expõe fissuras em agência reguladora

Discordâncias sobre atribuições da Agência Nacional de Mineração resulta na fritura de diretor-geral e...

Após deixar o RS, Thelma Assis desabafa: “Propósito da minha vida”

Thelma Assis voltou a São Paulo após passar um tempo em Canoas, no Rio...

Ex-diretor detona Globo e diz que emissora morreu: “Falta humildade”

O ex-diretor da Globo Pedro Vasconcelos afirmou em entrevista que a emissora “perdeu o...

Prefeito de São Leopoldo-RS sobre enchentes: ’34 mil casas debaixo d’água aqui’

Em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a comunidade e as autoridades locais...

Mais para você