InícioNotíciasPolíticaPorto de Santos: Tarcísio vê sinais do governo Lula pró-privatização

Porto de Santos: Tarcísio vê sinais do governo Lula pró-privatização

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse nesta segunda-feira (10/4), durante balanço de seus 100 primeiros dias de mandato, que vê gestos favoráveis do governo federal à proposta de privatização do Porto de Santos, defendida por ele.

Tarcísio afirmou que Brasília tem mantido os canais de diálogo abertos à proposta e que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dado “sinais” favoráveis ao tema.

“Basta ver o seguinte: naqueles atos do governo em que algumas empresas foram retiradas do rol de privatizações, o Porto de Santos foi mantido. É uma sinalização de portas abertas”, disse.

Na última quinta (6), Lula retirou sete empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e três do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), como os Correios e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

O governador defendeu a proposta de privatização do porto afirmando que, com a gestão privada dos terminais, a região teria mais investimentos e as cidades da Baixada Santista teriam mais ofertas de emprego.

Tarcísio afirmou ainda que São Paulo desenvolve um projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de uma passagem seca entre Santos e Guarujá – promessa feita por governantes há décadas.

Na reunião, o governador anunciou a contratação de estudos para a concessão das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanas (CPTM).

A consultoria será feita pela International Finance Corporation (IFC), mesma entidade contratada pelo governo para avaliar a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Datafolha: paulistanos confiam mais na imprensa do que nas redes

Jornais impressos são os meios em que eleitores mais acreditam na hora de se...

Agro precisa recuperar 3,2 milhões de hectares no Rio Grande do Sul

Arroz, soja, milho, uva e tabaco. Esses são alguns dos produtos que podem ter...

Câmeras de segurança ajudam polícia a reconstruir últimos passos de empresário morto no Rio

Imagens capturadas por câmeras de segurança de um prédio no Engenho Novo, na Zona...

Moraes se declara impedido de permanecer no caso de ameaça e perseguição à sua família

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu se declarar impedido...

Mais para você