InícioNotíciasPolíticaGleisi defende MST no Conselhão: “Parte do agro mostra prepotência”

Gleisi defende MST no Conselhão: “Parte do agro mostra prepotência”

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, defendeu, nesta segunda-feira (1º/5) a inclusão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Conselhão do governo Lula. O movimento social foi incluído nesse conselho consultivo que une empresários e lideranças da sociedade civil no último sábado (29/4), segundo anunciou o responsável pela articulação política do Planalto, ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.

“Que história é essa de questionar a participação do MST no Conselhão? É o maior movimento social organizado no Brasil e quem sabe no mundo”, escreveu Gleisi, em postagem nas redes sociais.

Veja:

Que história é essa de questionar a participação do MST no Conselhão? É o maior movimento social organizado no Brasil e quem sabe no mundo. Representa boa parte da agricultura familiar e camponesa! Coloca comida no prato do povo. Parte do agronegócio brasileiro está mostrando…

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 1, 2023

A manifestação da presidente do PT vem no momento em que o governo Lula vive uma crise de polarização com setores do agronegócio.

Nesta segunda, começa em Ribeirão Preto a Agrishow, uma das maiores feiras do agro, que perdeu o patrocínio do Banco do Brasil após a organização do evento convidar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e fazer o ministro da Agricultura e Pecuária de Lula, Carlos Fávaro, se sentir “desconvidado”.

CPI do MSTEnquanto essa crise se desenrola, aproxima-se a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados sobre as invasões e ocupações do MST. O requerimento foi lido pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Nos bastidores, espera-se que a presidência seja do Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) ou Ricardo Salles (PL-SP), ambos bolsonaristas.

O ministro Alexandre Padilha tem dado o tom da base governista sobre a comissão: “Aproveito para ressaltar que não existe nenhum fato determinado, como exige a Constituição, para a criação de eventual CPI sobre o MST”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Eduardo Leite visita cavalo resgatado no RS: “Alegria imensa”

Animal, apelidado de Caramelo, recebe tratamento no Hospital Veterinário Ulbra depois de ficar ilhado...

Indígenas mudam nomes cristãos em Goiás: “Não acho bom”

Indígenas de Goiás conseguiram mudar os nomes cristãos de registro em uma ação da...

Motorista de Lamborghini persegue motociclista após ter Rolex roubado na Faria Lima

Na tarde deste sábado (18), o motorista de uma Lamborghini teve o relógio Rolex...

Lula faz balanço com ministros sobre o RS e brinda 2 anos de casamento

Presidente se reuniu com ministros no Alvorada para balanço das ações federais no Estado...

Mais para você