InícioEditorialPolítica Nacional‘Nunca vi tanta sujeira em uma disputa política’, diz relator do PL...

‘Nunca vi tanta sujeira em uma disputa política’, diz relator do PL das Fake News sobre pressão das big techs contra projeto

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do projeto de Lei das Fake News (PL2630/20), disse nesta segunda-feira, 1º, que houve uma “ação suja das big techs” no processo de discussão sobre a proposta, e que as empresas de tecnologias usaram seu poder econômico no mercado para influenciar o debate político. “Tivemos em paralelo uma ação suja das big techs. Nunca vi tanta sujeira em uma disputa política. Porque o Google, por exemplo, usa sua força majoritária no mercado para ampliar o alcance das posições de quem é contra o projeto e diminuir o alcance de quem é favorável”, disse após participar do ato em comemoração ao Dia do Trabalhador, em São Paulo. A Câmara dos Deputados deve votar o relatório do parlamentar do PCdoB nesta terça-feira, 2.

Como a Jovem Pan mostrou, ao longo desta segunda-feira, o Google tem mostrado abaixo do campo de busca de sua página principal um link com a descrição “O PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”, que leva a um material produzido pela empresa com argumentos sobre sua posição contrária ao atual texto do projeto de lei. “O Projeto de Lei 2630/2020 pode ir à votação antes mesmo que diversos setores da sociedade, incluindo parlamentares, tenham tido acesso ao texto que será votado. Se for aprovado do jeito que está, o PL iria na contramão do seu objetivo original de combater a disseminação de notícias falsas. Uma das consequências indesejadas, por exemplo, é que o PL acaba protegendo quem produz desinformação, resultando na criação de mais desinformação”, diz um trecho do texto. Mais cedo, Orlando Silva publicou em suas redes sociais um vídeo contra o lobby das big techs, no qual o narrador do conteúdo diz que as empresas estão gastando “milhões de reais” em anúncios que “produzem terrorismo em torno do texto” do PL e que contas na internet dedicadas a discutir o projeto estão “tendo seu engajamento reduzido”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Abel Ferreira exalta triunfo do Palmeiras: ‘Foi a vitória do suor, da atitude’

O Palmeiras venceu o Bahia, de virada, por 2 a 1, na noite da...

Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo

Nesta quinta-feira (21), estudantes de escolas estaduais tiveram a oportunidade de participar de uma...

Taxa de desemprego cai para 6,4% no terceiro trimestre, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Brasil apresentou uma queda significativa, conforme dados divulgados nesta...

Com 52,48% dos votos, Leonardo Sica é eleito presidente da OAB de São Paulo

No triênio 2025-2027, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP) terá...

Mais para você