InícioEditorialPolítica NacionalOs desafios de uma cidade iluminada

Os desafios de uma cidade iluminada

É inegável a honra de estar à frente da pasta de iluminação pública da cidade mais iluminada do país. Em janeiro, fui designado pelo prefeito Bruno Reis e vice-prefeita Ana Paula Matos, com a missão de comandar a Diretoria de Iluminação Pública. O órgão é responsável pelo parque luminoso e executa serviços, manutenções e projetos luminotécnicos. Fiz questão de manter a equipe, pois me deparei com uma Diretoria eficiente, robusta e capacitada. Nestes últimos anos, com o legado de ACM Neto e o avanço da gestão atual, Salvador se tornou referência na área de Iluminação Pública. Alcançamos o marco de ser a primeira capital 100% em Led do Brasil, com recursos próprios. 

Mas, que trabalho poderia desenvolver em uma cidade onde todos os bairros já possuem a mais moderna iluminação? Ao me questionar, encontrei os desafios da ILUMILED. A ordem é manter Salvador linda e iluminada, porém, temos como principais algozes os vândalos que atuam diariamente furtando equipamentos e comprometendo a iluminação das vias. Os números são assustadores. Para repor fiações furtadas, a Prefeitura gastou em torno de R$ 1,5 milhões em 2022. Este ano, já houve um crescimento de 25% nas ocorrências de furtos. Até abril, registramos 386 ocorrências. 95% dos casos de apagão são frutos de atos criminosos. 

Para diminuir os impactos dessas ações, a Dsip investe em prevenção nas principais avenidas com circuitos exclusivos de iluminação; rondas diárias noturnas; sistemas antifurto, eletrodutos de aço galvanizados, soldados na estrutura metálica; grades de proteção de luminárias, além de caixas de passagem em locais com alto índice de furto e ligações clandestinas.

Ao assumir a pasta, também me deparei com a missão carnaval e fizemos o CarnaLed, a folia mais iluminada da história. Passada a festa, é hora de construir e dar andamento a projetos, como o Clareou, é Gol!, que incentiva a prática esportiva. São 257 campos e quadras em LED. O Meu Ponto Iluminado também foi criado para proporcionar conforto e segurança a quem utiliza o transporte público. No total, 660 pontos de ônibus já estão em LED. A telegestão é uma outra provocação da nossa administração. É possível introduzir o monitoramento remoto do parque de iluminação, reduzindo custo e identificando as falhas. São mais de 2000 pontos com esta tecnologia, e até o final de 2024 a meta é instalar mais 6 mil. 

Em meio aos desafios, nosso principal aliado é a população. Por isso, temos os canais que nos conectam ao povo, como o Fala Salvador, 156 e o WhatsApp. Muito trabalho está por vir, sempre buscando melhorar os serviços, atendendo aos requisitos de sustentabilidade, qualidade, tecnologia e segurança, que são primordiais para o desenvolvimento de todos os setores da Prefeitura de Salvador. 

Ângelo Magalhães é diretor de Iluminação Pública de Salvador
Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Suplemento Fiki Serenity (Fiki Bem) ganha reconhecimento como produto líder no alívio da ansiedade no Brasil

Oferencendo uma solução natural e eficaz para aqueles que lutam contra o fardo da...

Tribunal da África do Sul considera ex-presidente inelegível

Jacob Zuma presidiu o país por 9 anos e foi preso em 2021 por...

Diretores de A Queda do Céu falam sobre Cannes e o povo Yanomami

Na tarde desse domingo (19/5), Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha apresentaram A...

Saiba como funcionará volta às aulas na rede municipal do RS

Após um período de duas semanas de interrupção causada por enchentes devastadoras, as escolas...

Mais para você