InícioEditorialPolítica NacionalUnião Brasil e PL decidem votar contra o governo na MP dos...

União Brasil e PL decidem votar contra o governo na MP dos Ministérios

As bancadas do Partido Liberal e do União Brasil na Câmara dos Deputados decidiram votar contra a Medida Provisória (MP) 1154/2023, mais conhecida como MP dos Ministérios. A informação foi confirmada por interlocutores das legendas ao site da Jovem Pan nesta quarta-feira, 31. No total, os os partidos somam 158 votos contrários ao texto, que define a estrutura dos ministérios do governo Lula 3. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, também confirmou a posição contrária à matéria em mensagem no Twitter. “Depois de conversar com os colegas da bancada do PL, decidimos fechar questão contra a Medida Provisória 1151/2023, que reestrutura os ministérios, criando 37 pastas ministeriais”, escreveu o político, sem dar detalhes. Embora Costa Neto não tenha especificado, a decisão do Partido Liberal – sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro – faz parte das mobilizações da oposição para travar a votação, considerado uma das cinco prioridades do Palácio do Planalto.

Como antecipou o site da Jovem Pan, deputados da oposição, especialmente aqueles vinculados à bancada do agronegócio, articulavam desde o início da semana para deixar a MP dos Ministérios caducar. Ou seja, fazer com que a medida provisória não seja votada até a quinta-feira, 1º. Agora, no entanto, o movimento ganha apoio do União Brasil, partido que integra a base de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e detém três pastas na gestão petista. Se a articulação surtir efeito, o Executivo sofrerá um revés histórico: a primeira medida da terceira gestão do petista perderá a validade. Mais do que isso, o presidente da República seria obrigado a se adequar ao organograma estabelecido pela gestão Jair Bolsonaro – isso afetaria a dinâmica de diversos órgãos criados e remanejados, com a perda de 15 pastas e, consequentemente, de apoio no Parlamento. “O que a oposição quer, e também parte da bancada do Centrão, se puder articular, é deixar caducar e colocar o governo em uma saia justa”, disse um deputado à reportagem.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você