InícioNotíciasPolíticaLeonardo DiCaprio faz campanha contra PL do Marco Temporal no Senado

Leonardo DiCaprio faz campanha contra PL do Marco Temporal no Senado

O ator e ativista norte-americano Leonardo DiCaprio usou seu perfil no Twitter nesta quinta-feira (8/6), para protestar contra a aprovação do projeto de lei (PL) 2.903/23, conhecido como Marco Temporal, no Senado Federal.

“Se o Senado do Brasil aprovar o PL 2903 , será catastrófico para a Amazônia, os povos indígenas que vivem lá e nosso planeta”, escreveu o artista que tem se posicionado a favor dos povos indígenas brasileiros.

DiCaprio também compartilhou um link para uma petição on-line e mencionou o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Marco Temporal A Câmara dos Deputados aprovou no final de maio o PL 490/07, que prevê que os povos indígenas só terão direito a demarcadas as terras ocupadas até a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. O texto teve uma rápida tramitação na Casa para demonstrar o entendimento do Legislativo enquanto a tese jurídica seria discutida no Supremo Tribunal Federal (STF).

Por outro lado, o presidente Rodrigo Pacheco anunciou publicamente que o projeto não terá tramitação de urgência para agilizar o processo de votação do texto na Casa.

Além de determinar o Marco Temporal nas terras indígenas, o projeto de lei também autoriza a exploração de recursos naturais, como garimpo, dentro dos territórios protegidos e também o contato com comunidades de recente contato.

sonia guajajara stf marco temporal

Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, participa do julgamento do Marco Temporal no STF Vinícius Schmidt/Metrópoles

Membros de diversas etnias indígenas se manifestam em frente ao STF pela inconstitucionalidade da tese do marco temporal para demarcação de territórios indígenas 7

Marco Temporal: indígenas na porta do STF Vinícius Schmidt/Metrópoles

Protesto contra o marco temporal no Theatro Municipal 6

Protesto contra o marco temporal no Theatro Municipal 6, em São Paulo Fábio Vieira/Metrópoles

Indígenas fazem ato contra o PL 490, que estabelece a Constituição de 88 como marco temporal na demarcação de terras indígenas, no Museu Nacional 7

Manifestantes marcharam para o Congresso Nacional Vinícius Schmidt/Metrópoles

Indígenas fazem ato contra o PL 490, que estabelece a Constituição de 88 como marco temporal na demarcação de terras indígenas, no Museu Nacional 10

Protesto contra Marco Temporal ocorreu na tarde desta terça-feira (30/5) Vinícius Schmidt/Metrópoles

DiCaprio e a Amazônia Não é a primeira vez que o ator norte-americano se manifesta a favor da Amazônia e dos povos indígenas brasileiros. Durante o Festival de Cannes, na França, DiCaprio se encontrou com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol-SP).

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) DiCaprio se posiciona contra a gestão ambiental do então chefe do Executivo e alertou o mundo sobre o aumento dos incêndios na Amazônia.

No ano passado, antes da campanha eleitoral, o ator norte-americano compartilhou uma animação do MapBiomas que mostra o avanço do desmatamento na floresta amazônica. “De acordo com este mapa da @mapbiomas, a região tem enfrentado um ataque de desmatamento ilegal nas mãos da indústria extrativa nos últimos 3 anos”, escreveu.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reutilização de Trilhos: Como aproveitar ao máximo esse material

A Reutilização de Trilhos é uma prática notável que está ganhando impulso em diversas...

Criminosos capotam carro durante fuga da polícia no bairro de Itapuã, em Salvador

Pelo menos cinco homens foram detidos pela polícia, na noite desta quinta-feira (21), no...

Empresário chinês apontado como mandante de incêndios em lojas e galpão em Feira de Santana é preso

Apontado como mandante dos incêndios que destruíram um galpão e duas lojas em Feira...

Indiciamento pela PF não interrompe férias de Bolsonaro na praia

O indiciamento de Jair Bolsonaro pela Polícia Federal no inquérito do golpe, nessa quinta-feira...

Mais para você