InícioNotíciasPolíticaMúcio e Tomás Paiva ficam de sobreaviso para barrar golpistas

Múcio e Tomás Paiva ficam de sobreaviso para barrar golpistas

A reunião que resultou no veto ao coronel Jean Lawand Junior para a Representação Diplomática do Brasil nos Estados Unidos teve diversos recados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O principal deles é que o petista não permitirá mais a presença de golpistas em posições de comando nas Forças Armadas.

Lula ordenou ao ministro da Defesa, José Múcio, e ao comandante do Exército, general Tomás Paiva, que façam uma avaliação minuciosa entre os militares para identificar aqueles que possam estar envolvidos em planos golpistas de aliados de Bolsonaro. Os três se reuniram nesta sexta-feira (16/6) no Palácio da Alvorada, em Brasília.

O ponto central da discussão foi o coronel Jean Lawand Junior, cujos diálogos foram divulgados hoje pela revista Veja. Nas mensagens trocadas com o tenente-coronel Mauro Cid, Lawand pede ao ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro que convença o então presidente a promover um golpe no Brasil: “Convença o 01 a salvar esse país […]. Ele dê a ordem, o povo está com ele, cara”.

Lawand estava prestes a ser promovido para o cargo em Washington, nos EUA. Lula ordenou que a promoção fosse bloqueada e instruiu Múcio a analisar os militares que são próximos a Bolsonaro tanto na Marinha quanto na Aeronáutica.

Apesar de não planejar grandes mudanças nas Forças Armadas no momento, Lula deixou claro que todos os conspiradores devem ser impedidos de ocupar cargos de comando.

Em 25 de maio, o presidente fez 10 mudanças no comando das FAs. Foram cinco exonerações e outras cinco substituições “por necessidade do serviço”.

Já foram três minirreformas militares. Antes, em 11 de abril, o presidente exonerou o comandante do Planalto suspeito de envolvimento no ato golpista de 8 de janeiro.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ao vivo: Eduardo Leite fala a jornalistas sobre as enchentes no RS

O número de mortes subiu para 113; pessoas desaparecidas são 146, conforme último boletim...

Lira é vaiado ao lado de Lula: “Isso é uma falta de respeito”

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reclamou das vaias recebidas em...

Moradora de São Leopoldo (RS): ‘Não estão chegando muitas doações pro interior’

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul têm causado devastação em várias cidades,...

Processo de cassação de Moro está pronto para ser julgado no plenário do TSE

O ministro Floriano de Azevedo Marques liberou para julgamento no plenário do Tribunal Superior...

Mais para você