InícioEditorialPolítica NacionalAdvogado de Bolsonaro afirma que irá recorrer ao STF caso ex-presidente seja...

Advogado de Bolsonaro afirma que irá recorrer ao STF caso ex-presidente seja condenado no TSE

Tarcísio Vieira questionou ação que pode decretar a inelegibilidade por oito anos do antigo mandatário

Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Advogado Tarcísio Vieira de Carvalho durante sessão plenária no Tribunal Superior Eleitoral, em 22 de junho de 2023

O advogado Tarcisio Vieira de Carvalho Neto conversou com jornalistas na manhã desta quinta-feira, 22, sobre a ação impetrada pelo PDT no Tribunal Superior Eleitoral que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. De acordo com o ex-ministro da Corte eleitoral, a defesa do ex-chefe do Executivo federal irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso seu cliente perca o processo e seja declarado inelegível. “A ação é de agosto, e remonta fatos de julho. Em dezembro, o ministro estabiliza a demanda e diz que o objeto contravertido é a reunião. Quando vem o 8 de janeiro e aqueles achados, o PDT aproveita a oportunidade para enxertar tudo isso no processo, dizendo que são desdobramentos dos fatos originários, que na visão da defesa não é correto”, explicou o representante da defesa de Bolsonaro. Tarcísio também pontuou que, caso o ex-presidente seja declarado inelegível e os recursos impetrados pela defesa não sejam analisados até as eleições de 2024, seus representantes ingressarão com uma liminar para que Bolsonaro concorra a algum cargo, caso queira.

Com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ajuizada pelo PDT, a sigla acusa Bolsonaro de cometer abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao convocar embaixadores para uma reunião – ocorrida em julho de 2022 – para falar sobre as urnas eletrônicas. Na solicitação, há o pedido para que Walter Braga Netto, candidato a vice na chapa junto a Bolsonaro, também seja condenado. O Ministério Público Eleitoral (MPE), em seu posicionamento, concordou em partes com a acusação de que o ex-presidente cometeu infrações enquanto esteve no poder. Se torna-se inelegível, Jair Bolsonaro estaria impedido de disputar qualquer cargo eletivo nas eleições municipais de 2024, nas eleições gerais de 2026 – para governador, deputado federal, senador ou presidência da República – e novamente nas eleições municipais em 2018. Há, no entanto, dúvidas sobre sua possível participação nas eleições gerais em 2030, já que há a chance do prazo de inelegibilidade acabar quatro dias antes da disputa.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

TST mantém demissão por justa causa de dependente químico que recusou tratamento

Agente de operação de uma empresa ferroviária em São Paulo, um homem que pretendia...

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Mais para você