InícioEditorialPolítica NacionalGoverno confirma benefícios fiscais para Zona Franca de Manaus até 2073

Governo confirma benefícios fiscais para Zona Franca de Manaus até 2073

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que o governo defende a manutenção de um regime diferenciado na reforma tributária para a Zona Franca de Manaus até 2073, como forma de garantir a sustentabilidade da região, conforme o prazo estabelecido na Constituição. A declaração ocorreu após reunião com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), nesta quarta-feira, 5. Ao ministro, o governador entregou uma proposta a ser discutida no âmbito da reforma que está para ser votada na Câmara dos Deputados. “Recebi uma série de sugestões a serem incorporadas ao relatório. Garantir a sustentabilidade da região (zona franca) e manter o tratamento diferenciado até 2073, pelo menos. Isso é motivo também de preocupação internacional. Da parte do governo federal, a região tem um futuro promissor”, disse Haddad, que destacou a contribuição do modelo para combater a crise climática global.

Wilson Lima destacou que “a reforma preocupa” e reforçou que o encontro teve o objetivo de debater um modelo para a região. Ele afirmou reconhecer o esforço do governo federal para que a região continue a receber tratamento tributário diferenciado. “Reconhecemos o empenho do governo federal. O governo do Amazonas apoia a reforma e precisamos seguir na simplificação tributária. A reforma ainda nos causa preocupação, mas que o modelo da zona franca posso ser mantido. Ela representa 70% da nossa atividade econômica. Nós não abrimos mão desse modelo e aqui a gente conta com a sensibilidade do ministro da Fazenda”, disse. Para a transição do atual modelo para uma nova proposta de desenvolvimento para a região, o governador também defendeu a criação de um fundo de compensação para a região. “Apresentamos também a questão do fundo que possa fazer a compensação. O Ministério da Fazenda está fazendo esse desejo. O que estamos pedindo é um tratamento desigual para os Estados desiguais”, afirmou Wilson Lima.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Mais para você