InícioEditorialPolítica NacionalLula diz que Brics ficou maior que o G7 após expansão e...

Lula diz que Brics ficou maior que o G7 após expansão e defende moeda única

‘Não precisamos ficar negociando com dólar, podemos negociar nas moedas nossas’, disse o petista nesta terça-feira, 29

Marco Longari / AFP

Os líderes da China, Xi Jinping; do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da África do Sul, Cyril Ramaphosa; e da Índia, Narendra Modi, na cúpula do Brics em Joanesburgo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brics se tornou maior que o G7 após Argentina, Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes entrarem no bloco. A declaração foi dada nesta terça-feira, 29, durante o programa semanal “Conversa com o Presidente”. Lula disse que “o mundo não será mais o mesmo” e comparou o produto interno bruto (PIB) dos dois blocos. “Hoje o Brics representa 32% (na verdade, o Brics representa 36,6%, segundo o Banco Mundial) e o G7, 29%. Ou seja, virou”, pontuou o petista. Na semana passada, o chefe do Executivo federal esteve na África do Sul para uma reunião da cúpula do bloco. O presidente brasileiro defende a criação de uma moeda única do grupo para importações e exportações e citou a União Europeia como exemplo. As nações integrantes do Brics vão estudar sobre o assunto e voltar a tratar na próxima reunião.

“Não precisamos ficar negociando com dólar, podemos negociar nas moedas nossas. Os europeus criaram o euro, nós precisamos criar alguma coisa. Não é contra o dólar, é a favor do Brasil, do comércio brasileiro e do real”, complementou. Com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na presidência do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), o banco dos Brics, o bloco já começou a emprestar dinheiro em Real brasileiro e em Rand sul-africano para tentar reduzir a dependência do dólar.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Venezuela inicia investigação contra María Corina Machado por suposta traição à pátria

A Procuradoria da Venezuela iniciou uma nova investigação contra a líder da oposição, María...

Mulher é baleada dentro de carro no RJ após visitar filha internada em hospital

Uma mulher foi baleada dentro de um carro, no momento em que voltava da...

Detran-Ba institui Comitê permanente de gênero, raça, diversidade e inclusão

No mês da consciência negra, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) estabeleceu, por meio...

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Mais para você