InícioEditorialPolítica NacionalApós Congresso aprovar PL da desoneração da folha, Lula questiona: ‘Vai beneficiar...

Após Congresso aprovar PL da desoneração da folha, Lula questiona: ‘Vai beneficiar os trabalhadores ou só os empresários?’

Presidente afirmou que municípios saem perdendo com a desoneração, por conta do repasse da arrecadação, e que classe trabalhadora tem direito de ganhar alguma coisa pelo benefício

Ricardo Stuckert/PR

Lula afirmou que governo está atento à situação dos prefeitos, com a queda de arrecadação da União 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira, 31, da cerimônia de anúncio dos empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Piauí. Durante seu discurso, ele comentou a prorrogação da desoneração da folha de pagamento, aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira, 30, e afirmou que o governo está atento à situação dos prefeitos, com a queda de arrecadação. “É preciso saber se a desoneração vai beneficiar só o empresário ou se vai beneficiar os trabalhadores, que têm direito de ganhar alguma coisa pelo benefício que o governo deu para aquele setor da economia”, pontuou. Lula afirmou que são os municípios que perdem com a desoneração por conta do repasse da arrecadação e que, se a classe trabalhadora não for incluída na discussão, os dois lados saem perdendo.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 30, o projeto de lei que trata da desoneração da folha de pagamento por 430 votos a 17. A medida prorroga até 2027 benefícios para 17 setores da economia e permite que empresas paguem impostos correspondentes a entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta, ao invés de 20% sobre a folha de pagamento de salários. O benefício era válido apenas até 31 de dezembro deste ano. A relatora do projeto, deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), acrescentou uma redução da alíquota para municípios de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB). As emendas foram rejeitadas. O projeto agora deverá ser avaliado pelo Senado Federal.

Na prática, a aprovação do PL da desoneração representa uma derrota política do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O chefe da equipe econômica classificou como “inconstitucional” a prorrogação da medida e chegou a pedir ao Congresso Nacional que esperasse até dezembro para discutir o tema. Ele explicou que uma emenda constitucional da Reforma da Previdência impede a renovação de incentivos fiscais em relação à folha de pagamento por conta do déficit da Previdência Social. O ministro alegou que pediu tempo ao Legislativo para poder resolver a questão da melhor forma possível.

No lançamento do PAC, Lula também destacou a importância de investir na educação e afirmou que todo o dinheiro revertido para o setor não pode ser tratado como um gasto, mas como um investimento de alto valor agregado. O presidente afirmou que as idas ao exterior desde o início do mandato visam buscar investimentos verdes para o Brasil e pediu que os ministros colocassem o PAC “debaixo do braç”o e viajassem para conseguir mais investimentos. “O PAC é apenas o começo de uma história que já deu certo no Brasil”, garantiu.

Ele ainda voltou a defender o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que sofreu um processo de impeachment e foi inocentada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Lula afirmou que a economista merece um pedido de desculpas daqueles que participaram de seu afastamento político. Ele também brincou que Dilma não poderia ter o mandato de volta, pois ele não cederia o lugar, mas que ela poderia tentar uma nova eleição. Estiveram presentes os ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você