InícioEditorialPolítica NacionalPresidente do TCU nega ‘ingerência’ de tribunais de contas sobre gestores públicos

Presidente do TCU nega ‘ingerência’ de tribunais de contas sobre gestores públicos

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, descarta um conflito nas análises das câmaras municipais, assembleias legislativas e o Congresso em relação aos tribunais de contas dos estados e da União, ao rebater possível ingerência nas ações do poder executivo. “Quando a Constituição, lá no artigo 70 e 71, fala que o controle externo será exercido pelo Congresso Nacional, ali o constituinte quer dizer pelo poder legislativo. E o poder legislativo é composto por três casas, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União. E o que que distingue essas três casas do poder legislativo? As duas primeiras têm todas as funções, exceto a de julgamento de contas. Elas têm a função legiferante, têm a função fiscalizadora, mas não têm a função de jurisdição de contas. O Tribunal de Contas da União não tem função legiferante, mas tem função fiscalizadora e tem função de julgamento de jurisdição”, argumentou Dantas.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo(TCE-SP), Sidney Beraldo, reconhece que os tribunais precisam da autocontenção de poderes dentro da interferência nas gestões dos prefeitos e o governador. “Muitas vezes a gente tem que tomar esse cuidado de não avançar no controle ou até na sua própria autonomia e, como a gente diz aí, de sentar na cadeira ou do prefeito ou do governador. […] Cabe ao tribunal orientar, cabe ao tribunal e agora até sugerindo soluções também, porque é fácil muitas vezes dizer não, não está certo, está errado”, afirmou Beraldo. O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, participou do Congresso Internacional de Direito Financeiro e Cidadania do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

São Paulo: sobre ricos que votam em Boulos e pobres que votam em Nunes

Na eleição municipal de São Paulo, a disputa será entre a direita dos pobres...

Advogado da OAB-MT é investigado por comentários machistas e homofóbicos

O advogado Reinaldo Américo Ortigara, conselheiro da OAB de Mato Grosso, está sob investigação...

Defesa de condenado no 8/1 aponta “claro equívoco” de Moraes em prisão

A defesa de Kelson de Souza Lima, homem condenado no 8 de Janeiro, afirmou...

O X vai voltar? Como fica polêmica após novos desdobramentos no Brasil

O retorno definitivo da rede social X no Brasil depende do cumprimento das exigências...

Mais para você