O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o Programa Desenrola poderá negociar dívidas de pequenos produtores rurais no futuro. A declaração ocorreu após reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, nesta segunda-feira (23/10).
O “Desenrola Rural” seria um programa para renegociação de dívidas do pequeno produtor rural, segundo o ministro da Fazenda. No entanto, a medida ainda vai ser estudada, uma vez que seria necessário o uso da mesma plataforma utilizada para o Desenrola.
“A plataforma é um ativo que pode ser mobilizado para outras negociações. Então, eu coloquei à disposição do MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar], para o futuro, a mesma plataforma que foi construída para o atual Desenrola”, anunciou Haddad.
O Desenrola foi lançado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ferramenta para negociação de dívidas de inadimplentes. A projeção do Ministério da Fazenda é de que a plataforma beneficie, aproximadamente, 32 milhões de brasileiros.
A negociação de dívidas ocorre em meio aos preparativos do mercado para as festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, e poderá aquecer as vendas, principalmente no setor de vestuário.
A atual fase do Desenrola está focada na renegociação de dívidas de pessoas que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.640) e aqueles que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Atualmente, o programa tem renegociado dívidas com bancos, cartões de crédito, varejistas e concessionárias de luz, água e telefonia, entre outros.