Vinícius Schmidt/Metrópoles
1 de 1 Cristiano Zanin ministro STF durante sessão invasão e depredação 8 de janeiro – Metrópoles – Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o concurso para formação de soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), após denúncias de que o edital previa apenas 10% das vagas para mulheres. A Procuradoria-Geral da República (PGR) tinha pedido o cancelamento da prova.
A PGR havia apontado os “percentuais ínfimos” para as aplicações femininas. Zanin concordou e relembrou os esforços do Brasil para o “fortalecimento dos Direitos Humanos das Mulheres”.
Zanin disse que reservar 10% de vagas para mulheres fere os princípios de igualdade, os quais proíbem diferenças salariais e de exercício de funções baseados apenas no gênero.
A suspensão teve caráter urgente, já que uma reaplicação da prova deveria ocorrer “em data próxima”. Isso porque o primeiro exame foi fraudado, como anunciou o governador do estado, Cláudio Castro (PL). O caso ainda será discutido no Plenário do Supremo.
Quais assuntos você deseja receber?
Notícias GeraisBrasilDistrito FederalSão PauloEsportesVida & EstiloSaúdeGastronomiaCelebridadesEntretenimentoPets
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
metropoles.com
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?