InícioEditorialPolítica NacionalLula diz que ainda está ‘pensando’ em criar o Ministério da Segurança...

Lula diz que ainda está ‘pensando’ em criar o Ministério da Segurança Pública

Declaração ocorreu após onda de violência no Rio de Janeiro, onde ao menos 35 ônibus foram queimados em ação da milícia; presidente descarta a possibilidade de uma intervenção federal no Estado

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Reprodução

Presidente Lula falou sobre a possível criação do Ministério da Segurança Pública durante o podcast semanal ‘Conversa com o Presidente’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 24, que está avaliando as condições para a criação do Ministério da Segurança Pública. A declaração foi feita durante o podcast semanal “Conversa com o Presidente”, no qual o chefe do Executivo disse que a intenção é compartilhar com os Estados os problemas relativos à segurança. “Estou pensando em quais são as condições [para a criação], como [o ministério] vai interagir com a segurança dos Estados, porque o problema da segurança é estadual, mas nós queremos compartilhar com os Estados esses problemas”, disse. O posicionamento do presidente veio após a onda de violência no Rio de Janeiro, onde, na segunda-feira, 23, 35 ônibus e um trem foram queimados. Apesar da situação, Lula descartou uma possível intervenção federal no Estado. O petista afirmou, ainda, que as Forças Armadas “não foram feitas para combater o crime organizado” e que espera que o Rio volte a aparecer na imprensa por “coisas boas que faz e não só em páginas policiais”.

A ideia de fatiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública já havia sido discutida durante a campanha presidencial no ano passado, mas não chegou a sair do papel por questões orçamentárias e pela resistência do atual chefe da pasta, Flávio Dino, que é contra a ideia. Com a possibilidade de Dino ser indicado para a vaga da ministra Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal (STF), há pressão para o fatiamento da pasta, principalmente por parlamentares do PT. Em 2018, o ex-presidente Michel Temer criou o Ministério da Segurança Pública, mas em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro unificou a pasta novamente.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Turista paulista morre afogada em praia de Caraíva de Porto Seguro

Uma turista paulista, Maria Helena Alves Parpineli Barbosa, de 68 anos, morreu após se...

Ex de Jonathan Majors retira acusações de agressão contra o ator

Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, desistiu do processo de agressão e difamação que...

Ex-namorada retira acusações de agressão e difamação contra Jonathan Majors

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Grace Jabbari, ex-namorada de Jonathan Majors, retirou as acusações...

Adriane Galisteu expõe relacionamento abusivo: “Na terapia”

Casada com Alexandre Iódice há 13 anos, Adriane Galisteu expôs ter vivido um relacionamento...

Mais para você