InícioEditorialPolítica NacionalCâmara técnica do governo Lula sobre reforma do Estado terá duração de...

Câmara técnica do governo Lula sobre reforma do Estado terá duração de um ano

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/Arquivo

O presidente Lula 04 de novembro de 2023 | 16:19

A câmara técnica criada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir temas como a reforma administrativa terá duração de um ano, podendo ser prorrogada em caso de necessidade.

Ligada ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o Conselhão, a Câmara Técnica de Transformação do Estado terá um caráter abrangente de discussão sobre o futuro do serviço público, segundo o secretário-executivo, Paulo Pereira.

“É uma câmara para discutir a transformação do Estado de forma ampla, não se restringe à reforma administrativa. E a ideia é que seja focada em sugestões práticas”, diz Pereira.

O órgão terá 33 integrantes, entre membros do Conselhão, convidados e participantes de cinco ministérios (Gestão, Planejamento, Fazenda, Desenvolvimento e Relações Institucionais).

No documento interno sobre a criação da câmara, há três subgrupos, focados em combate à desigualdade no serviço público, produtividade e acesso ao cidadão.

O ponto mais controverso dentro da discussão do funcionamento do Estado é a reforma administrativa, defendida por setores do Congresso e com apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Ela prevê, por exemplo, mais critérios para a demissão de servidores públicos.

Já o governo rejeita a proposta em discussão na Câmara e defende que mudanças se concentrem na reestruturação de carreiras e limite aos supersalários.

Fábio Zanini/Folhapress

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula sanciona novo Dpvat com vetos; entenda

Motoristas ficam obrigados a pagar o seguro para licenciamento, transferência e baixa de veículos,...

Pela vaga de vice em SP, deputado vai até o Vaticano na cola de Nunes

São Paulo — A presença do deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos) na comitiva que...

Engenheiro José Manoel toma posse da cadeira 13 na Academia Mackenzista de Letras

Autor de 14 obras, o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves assumirá a cadeira número...

Bolívia enviará ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul

O presidente Luis Arce aprovou na 4ª feira (15.mai) a doação de alimentos, mantas,...

Mais para você