InícioEditorialPolítica NacionalAGU aponta irregularidade no aumento salarial de quase 300% a Zema e...

AGU aponta irregularidade no aumento salarial de quase 300% a Zema e secretários

A Advocacia-Geral da União (AGU) apontou irregularidades no aumento de quase 300% no salário do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e secretários estaduais. Segundo a AGU, o aumento salarial contraria uma jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ação relatada pelo ministro Cristiano Zanin, do STF, é apontada irregularidade pois, em análises anteriores da Corte, ficou acordado que medidas que aumentem as despesas públicas precisam ser acompanhadas de estudos de impacto financeiro. O ministro Luís Roberto Barroso e a então ministra Rosa Weber tiveram este entendimento ao analisar medidas que impactariam os cofres de Roraima. Neste sentido, o aumento anunciado deveria ter tido um estudo de impacto realizado pela gestão de Zema, ou pelo legislativo estadual que aprovou a lei que aumentou os salários. Em abril deste ano, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou um projeto de lei que aumenta em 298% o salário do governador.

Com isso, ao longo de três anos, o valor subirá de R$ 10.500 para quase R$ 42 mil mensais. Apesar da irregularidade, a AGU manifestou ao Supremo que a Ação Direta de Inconstitucionalidade que tramita na Corte em relação ao salário de Zema não deve ter continuidade, ainda que o mérito dela tenha fundamento. No caso, a ação tem autoria da Confederação das Carreiras Típicas de Estado e, por esse motivo, não tem legitimidade para processar o governador. Além disso, o gênero da ação escolhida não seria o adequado para o questionamento feito, ainda que corretamente. O pedido da entidade é para que Zanin suspenda via liminar a lei que aumentou os salários da gestão de Zema.

*Com informações do repórter David de Tarso

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Modi amplia poder e terá ampla maioria no parlamento indiano

Segundo boca de urna, coligação do atual primeiro-ministro levará de 353 a 401 dos...

Davi Brito se pronuncia sobre perda de seguidores: “Vivendo em off”

Davi Brito foi campeão do BBB 24 e deixou o programa com mais de...

Famílias do DF adotam 40 animais salvos das chuvas no RS. Veja vídeo

Famílias do Distrito Federal adotaram 40 animais resgatados das inundações registradas no Rio Grande...

RECORDAR É VIVER – Rádio Nacional censura música estrangeira

16:19 Se você quer ouvir alguma faixa do novo disco de Caetano Veloso onde...

Mais para você