InícioEditorialPolítica NacionalReforma tributária levará economia do país para UTI, dizem governadores do Sul...

Reforma tributária levará economia do país para UTI, dizem governadores do Sul e do Sudeste

Gestores que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) divulgaram nota conjunta com críticas ao texto aprovado pelo Senado

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Gil Leonardi/Imprensa MG

Os governadores Romeu Zema, Renato Casagrande, Eduardo Leite e outros integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud)

Governadores que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) divulgaram na quinta-feira, 9, uma nota oficial conjunta com posicionamento contrário ao texto da reforma tributária aprovado no Senado Federal na quarta-feira, 8. “A proposta de Reforma Fiscal aprovada no Senado piorou o texto validado pela Câmara em julho e aprofunda a divisão. Com as alterações, o que antes era uma evolução para o Brasil, construída após muito diálogo, tornou-se um retrocesso, com potencial de tornar o sistema tributário brasileiro ainda pior do que o atual”, diz um trecho do comunicado. A nota é assinada pelos governadores Ratinho Júnior (Paraná), Claudio Castro (Rio de Janeiro), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Jorginho Mello (Santa Catarina), Romeu Zema (Minas Gerais) e Tarcísio de Freitas (São Paulo). Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, não assina o documento. Os líderes do Cosud afirmam que “tratar os iguais como diferentes abre exceções, com privilégios e distorções indevidas” e que “a proposta deve agravar ainda mais a guerra fiscal entre os Estados, com potencial de causar um desastre e levar as contas públicas e a economia do país para a UTI”.

Enquanto o texto da reforma tributária ainda era analisado pelos senadores, Eduardo Leite, Claudio Castro e Ratinho Junior se reuniram na tarde da última quarta-feira, em Brasília, com o ministro Fernando Haddad, para discutir pontos divergentes da reforma. Na ocasião, eles levantaram críticas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional que será criado junto com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O relator da pauta, senador Eduardo Braga (MDB-AM), ampliou este fundo para R$60 bilhões que serão destinados ao Norte e Nordeste mediante critérios para reduzir as desigualdades regionais e para estimular a criação de emprego e renda. Em outro trecho da nota divulgada na quinta é citado que “o Brasil não pode criar ilhas de prosperidade, o que, por consequência, afasta investimento, aumenta desigualdades, gera desemprego e pune, sobretudo, os mais pobres. O momento é de unirmos esforços, apostarmos na maturidade política em busca de um consenso para que os entes federativos não sejam punidos pelo corporativismo que cria brasileiros de primeira e segunda categoria”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você