Após registrar um recorde histórico de calor nesta segunda-feira (13/11), o Distrito Federal foi surpreendido com chuvas em áreas isoladas da capital federal. Por volta das 17h, quem estava no Plano Piloto registrou a pequena precipitação. Moradores de Ceilândia e de Samambaia também relataram, nas redes sociais, terem sido agraciados, mesmo que minimamente, com a chuva leve.
Horas antes, os termômetros marcaram 37,2° C, e o DF viveu o dia mais quente de 2023. O recorde, até agora, tinha sido de 36,7° C, no dia 24 de setembro. A umidade caiu para 15%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Veja registros da chuva:
A temperatura, segundo os meteorologistas, é a maior da história já registrada no mês de novembro no Distrito Federal, e foi marcada na estação de Águas Emendadas, em Planaltina.
Mesmo com o calorão, o DF ainda não chegou a registrar neste ano a temperatura mais alta da história. A máxima histórica é de outubro de 2020, quando os termômetros atingiram 37,8° C, segundo o Inmet. À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.