Foto: Divulgação/Reprodução/Redes Sociais
Paulo Henrique (à esquerda), João Gualberto (centro) e Agnaldo Cardoso (à direita) 03 de dezembro de 2023 | 13:35
Sem a presença (pelo menos como candidato) de João Gualberto (PSDB), o eleitorado de Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), deve ter que escolher em 2014 entre novos e velhos aliados do gestor atual – que mesmo podendo disputar uma quarta vez a eleição, anunciou que não fará.
Ao contar sobre o panorama político da cidade, é preciso citar a ausência vindoura do prefeito. Milionário e empresário de muito sucesso, Gualberto está de malas prontas para Portugal, onde irá inaugurar unidades da sua rede de supermercados. Por isso, cogita até mesmo não terminar o mandato atual, deixando a prefeitura nas mãos de Bira da Barraca, seu vice-prefeito.
Caberá justamente a Bira a missão de manter o grupo de Gualberto no poder em 2024. Ele já foi anunciado pelos partidos da base governista como o candidato para o próximo pleito. Seu futuro partido, o PP, também referendou a escolha.
Na oposição a Bira, está um velho conhecido de Gualberto: o ex-presidente da Câmara Municipal da cidade, Agnaldo Cardoso (PSD), que era Agnaldo de “Lulu”, quando Lulu, sua irmã, era vice de Gualberto. Lulu rompeu, mas voltou para os braços do tucano, deixando o irmão na oposição e com novo nome.
Agnaldo Cardoso | Foto: Divulgação
Agnaldo tem como trunfo a boa relação que construiu com o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB). Ele apoiou o filho de Geraldo, Matheus de Geraldo Júnior (MDB), na eleição para deputado estadual.
Cardoso guarda também íntima relação com membros do Judiciário baiano.
Para aproveitar a “onda Lula”, ele terá, porém, que convencer um petista a desistir da candidatura: o ex-vereador Paulo Henrique (PT), que na eleição de 2022, teve mais de 9 mil votos na cidade, sendo o mais lembrado na urna – mesmo sem conseguir ir para Brasília.
Paulo Henrique | Foto: reprodução/Redes Sociais
O petista também está dentro da administração Jerônimo Rodrigues (PT) e ocupa, atualmente, a diretoria de Agregação de Valor e Acesso a Mercados da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Alexandre Galvão
Comentários