InícioEditorialPolítica NacionalMoraes defende cassação de políticos que utilizarem inteligência artificial nas eleições de...

Moraes defende cassação de políticos que utilizarem inteligência artificial nas eleições de 2024

Ministro enfatizou que não condena inteligência artificial, mas a maneira como esta tem sido utilizada nas últimas eleições para propagar informação falsa

Nelson Jr./SCO/STF – 21/11/2022

Ministro Alexandre de Moraes participou virtualmente de seminário promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou durante um seminário promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira, 4, que é a favor da cassação de políticos e candidatos que utilizaram inteligência artificial (IA) para produzir e disseminar desinformação nas eleições municipais do ano que vem.

O ministro chamou de ‘milícia digital’ os mecanismos utilizados por pessoas ou empresas para disseminar informações falsas durante as eleições de 2018, 2020 e 2022. “Os mecanismos das redes sociais foram utilizados para direcionar via algoritmo, no primeiro momento, mensagens verdadeiras. Em um segundo momento, mensagens verdadeiras com conclusões falsas, e em um terceiro momento, bombardeou pessoas com mensagens ideológicas, antidemocráticas, ou seja, uma verdadeira ‘milícia digital’, de corrosão à democracia”, disse.

Em seu discurso, Moraes enfatizou que não condena a inteligência artificial, mas que ela tem sido utilizada nas últimas eleições para propagar informações falsas e para fazer uma ‘lavagem cerebral com notícias fraudulentas’ ao eleitor e que, portanto, punições como cassação de candidaturas e mandatos seriam importantes para combater a desinformação nas eleições municipais de 2024.

“No Brasil já tivemos um exemplo ímpar do combate à desinformação. Poucos países no mundo tiveram vivência prática como o Brasil. Nós tivemos overdose de desinformação”, explicou. O magistrado ressaltou, também, que a inteligência artificial e as redes sociais não são ruins, mas a “utilização maléfica destas sim”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ana Marcela é heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas

Ana Marcela conquistou o título de heptacampeã da Copa do Mundo de águas abertas...

Taxa de informalidade no Brasil atinge 38,8% no terceiro trimestre de 2024

No terceiro trimestre de 2024, o Brasil registrou uma taxa de informalidade de 38,8%,...

Academia de Letras Jurídicas da Bahia elege nova diretoria para biênio 2025-2026

Membros da Academia de Letras Jurídicas da Bahia escolheram nesta quinta-feira (21) a nova...

Coreia do Norte envia tropas à Rússia em troca do fornecimento de mísseis antiaéreos

A Coreia do Norte recebeu mísseis antiaéreos da Rússia em troca do envio de...

Mais para você