InícioEditorialPolítica NacionalPF cumpre mandados no DF para investigar invasão em rede social de...

PF cumpre mandados no DF para investigar invasão em rede social de Janja

Perfil da primeira-dama do Brasil foi invadido na noite de segunda-feira, 11; foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo dois no Distrito Federal e quatro em Minas Gerais

Foto/reprodução: Cláudio Kbene

Primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja teve o perfil da plataforma X hackeado na noite desta segunda-feira, 11

A PF (Polícia Federal) realizou uma operação nesta quinta-feira, 14, com o objetivo de identificar os responsáveis pela invasão e uso indevido do perfil da primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, na rede social X (ex-Twitter). Além disso, os investigadores estão apurando crimes de ódio relacionados ao caso, como postagens ofensivas contra autoridades públicas federais. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo dois no Distrito Federal e quatro em Minas Gerais, todos expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Durante as investigações, a Polícia Federal constatou que os possíveis envolvidos também possuíam perfis e postagens na plataforma Discord, onde participavam de grupos que trocavam mensagens de caráter misógino e extremista. O perfil de Janja foi invadido na noite de segunda-feira, 11, por volta das 21h30. A partir desse momento, começaram a ser publicadas ofensas e uma frase afirmando que o perfil havia sido invadido. Na rede social X, a primeira-dama possui 1,2 milhão de seguidores.

Entre as postagens feitas pelo invasor, há menções ao mensalão, escândalo do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ao ministro do STF, Alexandre de Moraes. Algumas das ofensas são direcionadas à própria Janja, como uma postagem que debocha: “Eu tô no trends”, em referência aos assuntos mais comentados da rede. Diante do ocorrido, o Palácio do Planalto acionou a plataforma e a PF, que designou a Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos para cuidar do caso. A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) repudiou veementemente o ataque hacker à conta da primeira-dama. Segundo a nota, todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas e não serão tolerados crimes, discursos misóginos, ódio e intolerância nas redes sociais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Por onde anda o Odoguiinha, ex ator de Chiquititas; veja!

O ex-ator mirim "Jairo Douglas Lima", atualmente 'Odoguiinha', fez sua estreia nas novelas e...

EP “SOLO” dá o ponta pé inicial na carreira solo de Má Donato

Má Donato, ingressou como vocalista na banda Becold no início de 2023, porém, sua...

Caiado critica Lula por estimular polarização no Brasil

Governador de Goiás afirmou que presidente, em vez de governar, se preocupou em “continuar...

Humilhação em trio persegue Wanessa em briga na Justiça. Entenda!

Desde a sua entrada no Big Brother Brasil 24, a vida de Wanessa Camargo...

Mais para você