InícioEditorialPolítica Nacional‘Aumento da passagem não é uma saída ideal’, afirma Jilmar Tatto sobre...

‘Aumento da passagem não é uma saída ideal’, afirma Jilmar Tatto sobre medida de Tarcísio em SP

Prefeitura de São Paulo informou por meio de comunicado oficial  nesta quinta-feira, 14, que após reunião conjunta com representantes da área de transportes do município e do governo do Estado, não haverá aumento da tarifa de ônibus para o próximo ano na capital paulista. Manifestação ocorre após o anúncio de que o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) subirá o valor das passagens de trens e metrôs de R$ 4,40 para R$ 5 a partir de janeiro de 2024, com a justificativa de que o valor não é alterado desde 2020. Para falar sobre o aumento, que tem causado revolta entre os usuários de transporte público, o Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, entrevistou o ex-secretário municipal de Transportes e deputado federal, Jilmar Tatto (PT). O parlamentar argumentou que o aumento desestimula a população a utilizar o transporte coletivo: “Aumento da passagem não é uma saída ideal para a mobilidade no país inteiro e na cidade de São Paulo. Por isso, temos milhões de pessoas que deixam de usar o sistema de transportes todos os dias”

“Ainda tem um agravante, porque quem usa o sistema de transporte público paga duas vezes, quando passa pela catraca e através dos subsídios, através dos impostos. É uma sacanagem para aqueles que usam o sistema de transporte público”, declarou. Tatto disse que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) acertou ao rejeitar seguir o aumento estadual e promover a tarifa zero aos domingos. Para o parlamentar, o aumento de subsídios para o transporte e a promoção gradual da tarifa zero são medidas fundamentais para “resolver o problema da mobilidade”: “Por isso eu defendo a tarifa zero, que não significa ser grátis, alguém está pagando. Quem paga? Os contribuintes através dos seus impostos e os empregadores através do vale-transporte. Eu defendo um Sistema Único de Mobilidade, assim como o Sistema Único de Saúde. O Governo Federal tem que dar a sua contribuição para subsidiar o transporte coletivo nas cidades, o governo do Estado tem que dar a sua contribuição e o município também tem que dar a sua contribuição. Por isso, hoje no Brasil já tem 89 cidades com tarifa zero”.

O deputado federal afirmou acreditar que a gestão Tarcísio vai “na contramão do que outras cidades estão estudando e fazendo” porque não incentiva a população a optar pelo transporte coletivo, que polui menos e melhora o trânsito: “Quem usa o sistema de transporte coletivo causa um benefício para a cidade, porque não polui e não causa congestionamento. Temos que incentivar essas pessoas a continuar usando o transporte público”. Neste sentido, ele apontou que o tema deve ser central da disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024: “As eleições do ano que vem vão permitir que a gente faça esse debate em alto nível, visto que é um direito social das pessoas de ir e vir, e quem não tem grana não está tendo esse direito”. Para o pleito, o PT vai apoiar o nome de Guilherme Boulos (PT) como candidato a prefeito e a legenda deve apontar o nome para vice na chapa psolista em breve. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Naiara Azevedo diz ter sido excluída de especial de música sertaneja

A cantora Naiara Azevedo afirmou que foi excluída do especial Amigas, que reuniu nomes...

Mais para você