InícioEditorialPolítica NacionalJuros do cartão de crédito não podem ultrapassar valor original da dívida,...

Juros do cartão de crédito não podem ultrapassar valor original da dívida, diz Haddad

Novas regras para cartão de crédito passam a valer em janeiro de 2024

BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 21, que os juros do cartão de crédito devem estar limitados ao valor da dívida original. “Um dos grandes problemas deste país é que a pessoa deve cerca de 10x o valor do original. A partir do dia 3 de janeiro, toda e qualquer contratação devem ter os juros limitados ao valor do principal”, disse. A lei já foi sancionada pelo presidente Lula. O chefe da Pasta enfatizou, também, a atuação do programa Desenrola Brasil. “O desenrola mostrou que os descontos chegavam até 95%, 97%, porque os juros acumulados eram de tal ordem que, mesmo dando o desconto, o banco compensa receber. Eu penso que se nós vencemos uma etapa, nós colocamos em ordem uma coisa que estava completamente inapropriada a qualquer pessoa com o mínimo de compromisso com pessoas de baixa renda”, declarou.

A decisão foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é composto por Haddad, pela ministra Simone Tebet e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ainda não houve a definição da novas regras para o cartão de crédito rotativo. “O importante é que a população que sofreu muito ao longo dos anos os efeitos desses juros estratosféricos, já vai sentir fazer o ano que vem com essa disciplina, mas isso não nos impede de aperfeiçoar o cartão de crédito. Pelo menos temos um limitador”, finalizou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Centenas de manifestantes fazem ato em Madri contra fascismo

Protesto coincide com a convenção conservadora “Europa Viva 24”, organizada pelo partido de direita...

Murilo Huff homenageia Camila Moura em show: “Exemplo de superação”

Na noite de sábado (18/5), Murilo Huff convidou Camila Moura para subir ao palco...

Em entrevista, Pimenta ressalta “agilidade” para repor casas no RS

O ministro da secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo...

Percepções sobre espírito do tempo (por Gaudêncio Torquato)

Interpretar o espírito do tempo é tentar jogar o pensamento para um horizonte mais...

Mais para você