InícioEditorialPolítica NacionalFlávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Novo membro assumirá cargo na Corte três meses após ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O senador Flávio Dino (PSB-MA), futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), faz seu discurso de despedida do Senado Federal, no plenário da Casa

O advogado, senador e político maranhense Flávio Dino tomou posse como o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 3, cerca de três meses depois de ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga deixada pela então presidente da Corte ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro do ano passado. Dino deixou o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública no último dia 2, quando o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou da Corte em abril de 2023, assumiu a pasta. Com sua chegada ao mais alto posto do Poder Judiciário, o Supremo Tribunal Federal terá 7 dos 11 integrantes indicados durante governos do Partido dos Trabalhadores (PT). O ministro Gilmar Mendes foi escolhido por Fernando Henrique Cardoso, enquanto Alexandre de Moraes foi indicado por Michel Temer e os ministros André Mendonça e Nunes Marques foram indicados por Jair Bolsonaro.

Como o site da Jovem Pan antecipou, Flávio Dino vai herdar 340 acervo de 340 processos, incluindo ações de grande repercussão, como o que trata da legalidade do indulto de Natal concedido por Jair Bolsonaro em 2023 e uma ação da CPI da Covid-19 contra o ex-presidente. Além disso, ele será relator de casos envolvendo figuras políticas com quem conviveu, como o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e os senadores Chico Rodrigues e Telmário Mota, investigados por desvios de verbas públicas.

16h50 – Após a posse, Dino optou por missa a festa O mais novo ministro do Supremo abriu mão das tradicionais festas ofertadas por associações da magistraturas e optou por comparecer a uma missa de ação de graças na Catedral de Brasília, que acontece após a cerimônia de posse. Antes de se encaminhar à igreja, Dino recebe os cumprimentos no Salão Branco.

16h46 – Barroso encerra a sessão Logo após a assinatura do termo de posse e de curta mensagem a Flávio Dino, o presidente do STF encerrou a solenidade, com aplausos a Flávio Dino.

16h31 – Barroso declara empossado o novo ministro Flávio Dino: ‘Agora é sem volta’ O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, declarou empossado o novo ministro Flávio Dino: ‘Agora é sem volta’. A cerimônia de posse não comporta espaços para discursos. Na sequência, ele cumprimenta as autoridades presentes. “Apenas me limito a fazer uma breve saudação de boas-vindas ao nosso ministro Flávio Dino, uma pessoa que é recebida por todos nós com muita alegria”.

16h30 – Flávio Dino faz o juramento e toma posse Flávio Dino faz o juramento de defender a Constituição brasileira e lê os deveres que terá que cumprir. Na sequência, Luís Roberto Barroso assina o termo de posse, e Gilmar Mendes e Cristiano Zanin acompanham o novo ministro até o lugar que ele deve ocupar.

16h28 – Gilmar Mendes e Cristiano acompanham Dino ao plenário O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, convida o ministro há mais tempo na casa (Gilmar Mendes) e o que está há menos tempo (Cristiano Zanin) a acompanharem Flávio Dino na entrada no plenário.

16h20 – Cerimônia é iniciada A cerimônia de posse de posse é iniciada com a execução do hino nacional brasileiro. Todos os outros dez ministros da corte estão presentes, assim como o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

16h – São esperadas 800 pessoas para a solenidade Cerimônia é protocolar e deve durar cerca de 15 minutos. São esperadas cerca de 800 pessoas em plenário, entre integrantes do STF e outros tribunais, ministros aposentados, autoridades, familiares e convidados do ministro. Participam da cerimônia representantes dos três Poderes da República, da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Cadeiras também foram distribuídas em outros espaços para acomodar os presentes.

15h50 – Dino, Luís Roberto Barroso e Lula chegam à posse

Futuro ministro chegou acompanhado da esposa, Daniela Lima, e recebido pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Logo em seguida, o presidente  República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, para a posse na Suprema Corte. Flávio Dino recebeu os cumprimentos de Barroso, Lula e Janja e posaram para fotos juntos, antes da entrada no Supremo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula tenta unir o país enquanto os perversos sabotam seus esforços

Critica-se Lula por não ter promovido até agora a união nacional, deixando de lado...

Base área de Canoas será reaberta para atendimento de voos comerciais

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que vai abrir a Base Aérea de Canoas...

Bolsonaristas preferem Michelle a Tarcísio como 2ª opção em 2026

Eleitores bolsonaristas preferem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ao governador de São Paulo, Tarcísio de...

Empresas doam R$ 14 milhões para vítimas de tragédia no RS

Diversas empresas de diferentes setores estão se mobilizando para ajudar a população atingida pela...

Mais para você