InícioEditorialPolítica NacionalPsol e Rede acionam o STF para derrubar lei do marco temporal...

Psol e Rede acionam o STF para derrubar lei do marco temporal aprovada pelo Congresso

Partidos argumentam que texto viola princípios constitucionais e prejudica os direitos dos povos indígenas; ministro Gilmar Mendes será o relator do caso

Fellipe Sampaio/SCO/STF

Indígenas acompanham julgamento do marco temporal no STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu uma ação movida por Psol, Rede e Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) solicitando a anulação da lei que estabelece o marco temporal para a demarcação das terras indígenas. O ministro Gilmar Mendes será o relator do caso. A ação foi apresentada no mesmo dia em que o Congresso promulgou o texto e restabeleceu a validade de partes da lei que haviam sido vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os pontos vetados está a determinação de que os povos indígenas só teriam direito à demarcação das terras ocupadas por eles no dia da promulgação da Constituição Federal. Os partidos e a Apib argumentam que esse critério viola princípios constitucionais e busca prejudicar os direitos dos povos originários.

Em outra ação, PT, PCdoB e PV também recorreram ao STF pedindo a suspensão da validade de diversos trechos da lei. As siglas afirmam que o texto aprovado pelos parlamentares vai contra a tese estabelecida pela Corte no julgamento que invalidou o marco temporal. Segundo os partidos, a tese é uma referência arbitrária que não encontra respaldo no texto constitucional ou em qualquer outra experiência normativa brasileira. Por outro lado, PL, PP e Republicanos também acionaram o Supremo, solicitando que a Corte declare que a norma, após a entrada em vigor dos trechos inicialmente vetados, está de acordo com a Constituição. Em setembro, antes da votação dos congressistas, o STF decidiu, por 9 votos a 2, barrar a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Caiado critica Lula por estimular polarização no Brasil

Governador de Goiás afirmou que presidente, em vez de governar, se preocupou em “continuar...

Humilhação em trio persegue Wanessa em briga na Justiça. Entenda!

Desde a sua entrada no Big Brother Brasil 24, a vida de Wanessa Camargo...

Fuzil, granada e degola: veja ameaças de fuzileiro à família de Moraes

Investigações apontam que os irmãos presos enviaram mensagens com requintes de crueldade para a...

Defensoria Pública move ação contra Cobasi por morte de animais em alagamentos no RS

A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul moveu uma ação contra a Loja...

Mais para você