Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
1 de 1 Rodeada por parlamentares bolsonaristas, deputada federal Carla Zambelli explica as 100 assinaturas de congressistas pedindo de impeachment do presidente Lula 5 – Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.fotoEmbora já tenham protocolado o requerimento, parlamentares bolsonaristas que articularam o pedido de impeachment de Lula pela fala sobre Israel preferem que o processo só avance em 2025 no Congresso.
O motivo, dizem, é que, se o processo avançar ainda em 2024, quem vai comandar a eventual a sessão do Senado para julgar o mérito do impeachment será o atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.
Na avaliação de bolsonaristas, que veem Barroso como um “aliado de Lula, o atual presidente do Supremo poderia “complicar” a sessão (leia-se favorecer o petista de alguma forma).
Na visão dos bolsonaristas, o melhor cenário seria o impeachment avançar apenas 2025, quando o presidente do STF será Edson Fachin — ele assumirá o comando da Corte em setembro do próximo ano.
Fachin é considerado menos “petista” pela oposição. Assim como Barroso, foi nomeado ao STF por Dilma Rousseff. Entretanto, foi considerado um dos ministros da Corte entusiastas da Lava Jato.
O pedido impechment de Lula foi protocolado com cerca de 140 assinaturas de deputados. Apesar disso, lideranças da Casa consideram “impossível” o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), abrir o processo.
Como mostrou a coluna, a oposição pretende fazer um ato simbólico a favor impeachment na próxima semana no Senado. A ideia é manter o assunto em alta.
Quais assuntos você deseja receber?
Notícias GeraisBrasilDistrito FederalSão PauloEsportesVida & EstiloSaúdeGastronomiaCelebridadesEntretenimentoPets
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
metropoles.com
Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?