InícioEditorialPolítica NacionalSTF julga indenização a vítimas de bala perdida sem origem conhecida

STF julga indenização a vítimas de bala perdida sem origem conhecida

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou nesta sexta-feira, 1º, o julgamento que analisa a responsabilidade do Estado de indenizar as famílias no caso de vítimas fatais de balas perdidas, ainda que as investigações não consigam determinar a origem do disparo. A votação sobre o tema na Corte já havia iniciado em setembro do ano passado, quando o relator, ministro Edson Fachin, votou favorável à indenização. Contudo, o julgamento foi suspenso após pedido de vista – mais tempo de análise – do ministro André Mendonça.

Os ministros julgam um recurso com repercussão geral. Isto é, o desfecho deve servir de parâmetro para casos similares, em qualquer instância judicial. O caso concreto envolve a morte de Vanderlei Conceição de Albuquerque, ocorrida em 2015, durante tiroteio no conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Pelo voto do relator, a família da vítima deve receber R$ 300 mil em indenização, além de ressarcimento dos gastos com funeral e pensão vitalícia.

A votação do caso ocorre em plenário virtual, modalidade em que os votos são registrados no sistema eletrônico do Supremo dentro de um prazo. A previsão é que a sessão de julgamentos aconteça até a próxima sexta-feira, 8. Até o momento, apenas a ministra Rosa Weber, já aposentada, seguiu o entendimento de Fachin. O demais ainda não votaram.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lote de restituição do Imposto de Renda para o RS supera R$ 1,1 bi

São mais de 900 mil declarantes gaúchos na 1ª etapa; os pagadores de impostos...

Jaqueline Tzemos comemora mais um ano de vida com almoço entre amigas

Com simpatia e uma energia contagiante, Jaqueline Tzemos cria laços e cultiva amizades por...

Quase 12 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS

Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 11.932...

Mais para você